Lula diz que vai ligar para Trump se negociações comerciais não avançarem após COP30
Tarifaço dos EUA ainda é impasse nas relações entre os dois países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (4) que pretende telefonar novamente para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso as negociações comerciais entre os dois países não avancem até o fim da COP30, realizada em Belém (PA).
“Eu saí da reunião com o presidente Trump certo de que a gente vai estabelecer um acordo. Disse a ele que era muito importante que nossos negociadores começassem a negociar logo”, disse Lula, em entrevista à imprensa internacional. “Quando terminar a COP, se não tiver marcada a reunião entre os meus negociadores e os dele, eu vou ligar para Trump outra vez”, completou.
Lula e Trump se encontraram em 26 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O encontro durou cerca de 50 minutos e teve como foco principal o comércio bilateral.
Na ocasião, Lula pediu a suspensão imediata do tarifaço de 50% imposto por Trump sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, anunciado em julho deste ano. O governo norte-americano também aplicou sanções a ministros brasileiros e revogou vistos de viagem de autoridades do país.
“O Brasil tem interesse em manter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há razão para desavenças. Quando dois presidentes se sentam à mesa e expõem seus pontos de vista, a tendência é encontrar um caminho para o acordo”, afirmou Lula.
Deixe um comentário