Justiça eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice-prefeito de Lagoinha
Decisão anulou ainda candidatura do suplente Tano do Tonho Branco; ex-prefeito também foi punido
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Lagoinha (SP), José Guilherme Correa Gomes (Zeca), e do vice-prefeito, Ivan Carlos Correa (Ivan do Tonho Branco), por abuso de poder político e econômico. Na decisão, também foi anulada a candidatura do suplente de vereador Cristiano Alves Lino (Tano do Tonho Branco). Todos estão inelegíveis por oito anos e devem pagar multa. A decisão também atinge o ex-prefeito Tiago Magno Todos.
Na denúncia, movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), foi apontado o uso indevido da Expolag, feira agropecuária da cidade. Em 2024, foram investidos R$ 860.368,00 no evento, um aumento de 340% em relação a 2023. Durante a festa, foram veiculados vídeos que exibiam o nome e o número dos candidatos, o que foi caracterizado como propaganda irregular.
A utilização da página oficial do vereador Tano do Tonho Branco para divulgar a distribuição de alimentos arrecadados na Expolag, foi considerada como desvio de finalidade para benefício eleitoral. A acusação inclui ainda o uso do telefone corporativo da prefeitura para propaganda antecipada do então pré-candidato Zeca.
Todos os envolvidos se manifestaram em nota conjunta, onde disseram que foram surpreendidos pela decisão, pois não houve o uso de recursos e bens públicos em favor da campanha. Os políticos também afirmaram que vão recorrer da decisão.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
foto: Reprodução
Deixe um comentário