AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Joseense com mesmo nome de criminoso no Ceará está preso há dois meses

Joseense com mesmo nome de criminoso no Ceará está preso há dois meses

Cristian dos Santos Coelho, 40 anos, é morador de São José dos Campos e foi preso no município, no dia 28 de dezembro de 2023,…

Por Portal Aqui Vale

Cristian dos Santos Coelho, 40 anos, é morador de São José dos Campos e foi preso no município, no dia 28 de dezembro de 2023, através de um mandado de prisão por uma pena de 9 anos de um processo criminal da 4ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, no Ceará.

De acordo com a defesa de Cristian, há um grande erro por parte desse mandado de prisão, pois foi uma outra pessoa responsável pelo crime em Juazeiro do Norte, cujo nome também é Cristian dos Santos Coelho e que, além de ter o mesmo nome, possui o mesmo nome da mãe e do pai.

Entenda o Caso

Um rapaz chamado Cristian dos Santos Coelho foi preso em flagrante no Ceará e ficou na cadeia do dia 14 de março de 2007 até receber a liberdade provisória, em agosto do mesmo ano. No dia 2 de maio de 2007, ele foi escoltado e apresentado perante um juiz.

O que a defesa de Cristian de São José dos Campos usa como prova de que ele não é o mesmo rapaz de Juazeiro é que na mesma data (2 de maio de 2007), Cristian recebeu alta no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence após sofrer um grave acidente no dia 31 de março de 2007.

“Ele está preso ou porque a gente está diante de uma mórbida coincidência, aquelas coisas que o universo conspira com você: mesmo nome, mesma cidade, mesmo pai e mesma mãe, ou a gente está diante de uma pessoa que se utilizou de identidade falsa para dar o nome. No momento em que Cristian de lá (Juazeiro) foi preso, a polícia não o identificou civilmente”, explica o advogado Cezar Augusto Trunkl Muniz.

A polícia de Juazeiro, além de não identificar o criminoso civilmente, ou seja, quando a polícia pergunta se a pessoa possui algum documento de identificação como RG, CPF ou carteira de motorista, não foi realizada a coleta de digitais para que o Instituto de identificação Estadual verificasse a veracidade da identidade, nem mesmo fizeram o registro com uma foto do criminoso no momento da prisão.

“Simplesmente ele disse que se chamava Cristian dos Santos Coelho, nascido em tal lugar, filho de tal pessoa e mesmo assim eles pegaram, qualificaram o cara e colocaram como se ele fosse o Cristian dos Santos Coelho”, explica Cezar.

Em meados de 2005/2006, Cristian perdeu o RG e fez um boletim de ocorrências, porém não tem a cópia do B.O e a defesa não conseguiu encontrar este documento.

Talita dos Santos Borges, ex-esposa de Cristian, foi casada de 2005 a 2020 e confirma que ele havia perdido o RG. Ela estava com ele durante a internação e conta que ficou muito impactada com a prisão, pois jamais achou que aconteceria isso.

“Referente a prisão do Cristian eu fiquei muito triste, porque a gente nunca imaginou que isso pudesse acontecer ainda mais em uma injustiça muito grande que é o que aconteceu com ele”, diz Talita.

Atualmente, a defesa está com um habeas corpus pendente no Tribunal de Justiça de Fortaleza, no Ceará, com a desembargadora desde o dia 30 de janeiro para que ela possa dizer se a tese tem ou não relevância para soltar ou manter Cristian preso.

Homônimos no Brasil

Segundo um levantamento feito pela proScore, bureau digital de crédito, especializado em Big Data, o Brasil possui mais de 100 mil homônimos, ou seja, pessoas que tem o nome e sobrenome idênticos.

O nome campeão de homônimos no país é Maria José da Silva, com 78,4 mil pessoas. O vice-campeão é Maria Aparecida da Silva, com 53,7 pessoas com mesmo nome.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *