AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Impactos das mudanças climáticas no setor elétrico e no agronegócio são tema do II EMSEA, evento da Climatempo que reunirá empresas e órgãos reguladores

Impactos das mudanças climáticas no setor elétrico e no agronegócio são tema do II EMSEA, evento da Climatempo que reunirá empresas e órgãos reguladores

Com sessões temáticas no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, no próximo dia 25 de julho, evento vai apontar formas sustentáveis de mitigação

Por Portal Aqui Vale

Com o objetivo de discutir os impactos dos fenômenos meteorológicos e das mudanças climáticas nos setores elétrico e do agronegócio e as formas de mitigar esses efeitos por meio da transição energética e medidas sustentáveis, a Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, realiza o II EMSEA – Encontro Nacional de Mudanças Climáticas Para o Setor de Energia e Agronegócio -, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), no próximo dia 25 de julho.

O encontro vai reunir especialistas, profissionais e representantes do governo, de órgãos reguladores e da iniciativa privada de ambos os setores em debates envolvendo os desafios do clima e o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-13). Estão previstas discussões e apresentações de estratégias inovadoras, tecnologias sustentáveis e políticas que favoreçam a mitigação dos impactos, a redução das emissões e a promoção da sustentabilidade.

Estarão presentes órgãos como o MME (Ministério de Minas e Energia), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), bem como acadêmicos e representantes de empresas como Eletrobrás, EDP, Alupar, Raízen, Marfrig, Engie, Comerc, GHM Solutions, Carbono Zero, ISA CTEEP, Evoltz, Electy, Donna Lamparina, Concert, Ecom Energia e Unicoba.

“Vamos receber importantes líderes dos dois setores em um evento único, para explorar, em sessões temáticas, as melhores estratégias e políticas sustentáveis para o enfrentamento dos desafios ambientais da atualidade”, explica Patricia Madeira, CEO da Climatempo.

Segundo a Climatempo, estima-se que em 2022 mais de 617 milhões de toneladas de CO2 equivalente foram emitidas pelo setor agropecuário, e mais de 490 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram emitidas pelos setores de energia e processos industriais. Por outro lado, mais de 48% das emissões nacionais devem ser reduzidas até 2025, segundo a NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira.

Além dos impactos das mudanças climáticas no setor de energia e agronegócio e das estratégias de adaptação e mitigação, o II EMSEA vai debater o tema das políticas públicas e dos incentivos para a transição sustentável no agronegócio e energia sob as perspectivas de governos e órgãos reguladores. Na pauta, questões como as oportunidades de compensação de emissões de carbono e investimentos em sustentabilidade, a gestão de resíduos no agronegócio e a geração de energia a partir da biomassa e do biometano, e a transição energética a partir de estratégias e inovações que construam um futuro resiliente no setor de energia e do agronegócio.

Apresentação do Comitê do Clima e do relatório de resultados

O II EMSEA contará também com a apresentação do Comitê do Clima, o fórum de debates e análises entre empresas dos setores, responsável por criar pautas voltadas à redução dos impactos das mudanças climáticas e à promoção de ações de mitigação das emissões de CO2.

O Comitê, criado a partir do primeiro EMSE (Encontro Nacional de Mudanças Climáticas para o Setor de Energia), no ano passado, elaborou um relatório com os resultados obtidos e os compromissos firmados pelas empresas participantes, que será divulgado durante o evento.

“A compreensão da gravidade das projeções climáticas discutidas no EMSE fez com que agíssemos de forma proativa com a criação do Comitê, que tem desempenhado um papel fundamental na busca por soluções eficazes para o enfrentamento dos desafios do clima”, explica Lara Marques, presidente do fórum e executiva na unidade de negócios com foco no segmento de energia da Climatempo.

Por meio de reuniões mensais e questionários aplicados, o Comitê tem obtido resultados significativos que serão apresentados pelo relatório, e promovido discussões relevantes para a conscientização e ações em prol do meio ambiente.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *