Em 2024, os diagnósticos de Herpes Zoster aumentaram no Brasil, em maio deste ano se noticiava surto da doença, de acordo com os dados do DATASUS que relataram um aumento de 568% de casos em relação ao ano de 2022. Já existe vacina contra essa enfermidade, porém, não é fornecida pelo SUS.
A Herpes Zoster é causada pelo Vírus Varicela-Zoster, o mesmo causador da Catapora. Quando o paciente já foi infectado com o vírus ele permanece incubado no organismo e pode ser reativado na fase adulta ou em pessoas imunocomprometidas, portadores de doenças crônicas, câncer, Aids e transplantados.
Na maioria dos casos ocorrem lesões na pele e sintomas como dores nos nervos, formigamento ou adormecimento nos músculos, ardor e coceiras, febre, dor de cabeça e mal-estar.
As complicações podem ser ataxia cerebelar aguda afetando o equilíbrio, fala, movimento dos olhos e membros; baixa quantidade de plaquetas o que afeta na coagulação do sangue; infecção bacteriana secundária de pele; Síndrome de Reye, doença rara que causa inflamação no cérebro podendo levar ao óbito; infecção fetal; varicela disseminada ou varicela hemorrágica; e dor persistente por mais de 4 a 6 semanas devido a erupção cutânea.
“Na rede particular já existe vacina contra a Herpes Zoster e é a forma mais indicada para a prevenção. São duas doses com intervalo de 60 dias para pessoas com mais de 50 anos. Adultos entre 18 e 49 anos, podem se imunizar desde que tenham indicação médica por escrito. Para crianças e adultos que ainda não atingiram essa faixa etária, indicamos que sejam vacinados contra a catapora para evitar a contaminação pelo vírus”, explica Jaqueline Chaffim Kurz, enfermeira da Amo Vacinas, clínica especializada em vacinação humanizada.
Para os pacientes que desejam se vacinar, é necessário procurar uma clínica de imunização particular.
Serviço:
Amo Vacinas – Clínica de Imunização, franquia São José dos Campos
📍 Av. Cassiano Ricardo, 1300 L4
💜@amovacinas.sjcaquarius
https://www.instagram.com/amovacinas.sjcaquarius/
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

