Há 101 anos, família Ihara, primeiros imigrantes japoneses, chegavam a São José
Ele, que era filho de agricultores e formado em agronomia na Escola de Shizuoka, no Japão, nasceu no dia 06 de março de 1890 e,…
Ele, que era filho de agricultores e formado em agronomia na Escola de Shizuoka, no Japão, nasceu no dia 06 de março de 1890 e, antes de vir para o Brasil, havia trabalhado nos Estados Unidos, de 1915 a 1920.
Chegou ao porto de Santos em 04 de janeiro de 1922 no navio México-Maru com a esposa, o filho e oito amigos de um clube japonês e seguiram para a cidade de São Paulo onde permaneceram por três meses.
Comprou uma gleba de 48 alqueires no bairro Varadouro, em São José dos Campos, por 18 contos de réis e chegaram aqui no dia 22 de abril de 1922.
O grupo se dissolveu dois anos depois, porém, a família Ihara permaneceu na propriedade plantando produtos agrícolas como frutas, alface e pimenta-do-reino.
Atualmente, estas terras já não pertencem mais à família Ihara.
Para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil, foi inaugurado no dia 28 de junho de 2008, um jardim com um grande Torii (típico portal japonês) na avenida Cassiano Ricardo, no bairro Jardim Aquarius.
Fontes: Trabalho escolar do Programa de Pós-Graduação em História Social (USP) elaborado por Júlia Naomi Kanazawa em 2008, e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Deixe um comentário