Gratuidade na emissão de documentos a vítimas de catástrofes naturais avança, após aval da CAPRT
Fim da exigência da prova oral para candidatos da Polícia Civil também foi aprovado pelo Colegiado, além de proposituras que repercutem na carreira de policiais militares
Parlamentares da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho se reuniram, nesta terça-feira (25), para discutir e deliberar uma pauta com 25 proposituras. Presidida pela deputada Solange Freitas (União), a reunião contou com a presença dos parlamentares Alex Madureira (PL), Major Mecca (PL), Luiz Claudio Marcolino (PT), Gilmaci Santos (Republicanos), Vitão do Cachorrão (Republicanos), Guilherme Cortez (Psol) e Helinho Zanatta (PSD).
Um dos destaques da reunião foi a aprovação do Projeto de Lei 380/2023, que garante a gratuidade para a emissão da segunda via de documentos danificados ou extraviados por motivo de catástrofe da natureza, de autoria do deputado Teonilio Barba (PT). O texto prevê a isenção para a expedição da carteira de identidade (RG ou CIN), certidão de nascimento ou casamento, carteira nacional de habilitação (CNH), certidão de registro e licenciamento de veículo ou outros documentos que sejam de competência do Estado.
Segundo o deputado Barba, “não é justo onerar ainda mais o cidadão, que já teve uma grande perda com inundações, queimadas e outros, muitas vezes, perdendo seus móveis, roupas, fotos da família, dentre outros valores, em virtude de sua saída rápida para preservar a vida”, justificou o parlamentar na proposta.
Concurso Público
O Projeto de Lei Complementar 7/2024, de autoria dos deputados Agente Federal Danilo Balas (PL) e Altair Moraes (Republicanos), também foi aprovado pelo Colegiado. A propositura extingue a exigência da prova oral no concurso da Polícia Civil, mantendo a exigência apenas para os candidatos ao cargo de delegado.
O deputado Danilo Balas esteve presente na reunião e comentou sobre a importância da atualização da lei vigente [Lei Complementar 1151/2011]. “O projeto vem trazer mais celeridade no processo seletivo. O certame demorado prejudica a chegada de novos policiais na corporação, além de trazer economia para o Estado”, ressaltou ele.
Polícia Militar
Proposituras que repercutem na carreira dos policiais militares também foram aprovadas na CAPRT. O Projeto de Lei Complementar 18/2023, de autoria do deputado Major Mecca, propõe que policiais afastados por motivos de saúde tenham direito à promoção por direito ou antiguidade.
Já o Projeto de Lei Complementar nº 89/2019, de autoria do ex-parlamentar Coronel Telhada, proíbe o afastamento dos policiais envolvidos em ocorrências no decorrer da função sem a instauração de procedimento administrativo ou ordem judicial.
Deixe um comentário