Novos critérios do governo dos Estados Unidos podem dificultar e barrar os vistos para estrangeiros com algumas condições médicas, como obesidade ou diabetes. As informações estão em um documento obtido pela Associated Press e divulgado nesta terça-feira (11).
A orientação foi emitida na semana passada em um comunicado do Departamento de Estado. O documento determina que funcionários de embaixadas e consulados façam uma análise ampla e detalhada de solicitantes de visto.
O objetivo da nova medida é garantir que os imigrantes não precisem recorrer a benefícios públicos do governo em nenhum momento após a entrada nos EUA.
Autoridades americanas com conhecimento da nova orientação disseram à AP que a mudança se aplica aos vistos para estrangeiros que desejam permanecer no país. Ou seja, vistos de estadias curtas, como turísticas, devem ficar de fora.
Atualmente, imigrantes que buscam entrar nos EUA já precisam informar alguns dados médicos. Eles são avaliados para identificar doenças transmissíveis e precisam informar históricos de uso de drogas ou álcool, além de condições de saúde mental ou episódios de violência.
Entre as condições médicas que podem desclassificar um candidato a visto estão:
- doenças crônicas;
- obesidade;
- hipertensão;
- doenças cardiovasculares, metabólicas e neurológicas;
- depressão;
- ansiedade;
- condições de saúde mental que possam exigir “centenas de milhares de dólares em cuidados”.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

