Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Governo Federal encerra programa de Escolas Cívico-Militares no Brasil

Foto: Claudio Postay

O governo Lula decidiu encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). O projeto era tratado como um dos pilares da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As escolas passarão por reestruturação e passarão a funcionar no formato regular.

A decisão foi tomada pelos ministérios da Defesa e Educação e informada aos secretários de Educação através de um ofício, revelado pelo Estadão.

Segundo o documento, haverá uma desmobilização do pessoal das Forças Armadas dos colégios e o fim do ano letivo será feito com medidas que possibilitem o encerramento dentro da normalidade.

O Vale do Paraíba conta com três unidades a escola Municipal Prof. Lafayette Rodrigues Pereira em Taubaté, escola Municipal CAIC em Lorena e a escola Municipal Profª Maria Julia Antunes do Amaral Moreira, em Guaratinguetá.

O programa

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares teve início em setembro de 2019 e começou a ser praticado no ano posterior. A proposta visava diminuir a evasão escolar e diminuir o número de casos de violência escolar.

Segundo informações do site, ligado ao Ministério da Educação, ao menos 221 escolar adotaram o formato até 2022.

O programa descrevia que a parte pedagógica da escola permaneceria com os educadores civis, e a gestão administrativa da instituição seria realizada por militares.

Aqui tem as melhores notícias da RMVale em primeira mão
Entre no nosso grupo de WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/DBF3WGdp31U5tHzQdSBf2z

Sair da versão mobile