Governador de SP pede desculpa por brincadeira sobre intoxicação por metanol
O estado concentra a maior parte dos registros do país com 18 casos confirmados
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), divulgou nesta terça-feira (07) um vídeo em suas redes sociais pedindo desculpas pela brincadeira sobre a Coca-Cola feita durante coletiva sobre os casos de intoxicação por metanol no estado.
Na ocasião, Tarcísio disse que “iria só se preocupar com o assunto no dia em que começassem a adulterar Coca-Cola”. A declaração ocorreu após uma reunião com representantes do setor de bebidas, que, segundo ele, tem se mostrado disposto a ajudar nas investigações.
O estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros do país de intoxicação pelo metanol em bebidas, com 18 casos confirmados, segundo o último boletim divulgado na terça. Há 158 sendo investigados e 38 casos foram descartados. A seguir, confira o balanço em números:
- 18 confirmados (há laudo atestando presença de metanol e confirmação de circunstâncias que indicam que a pessoa ingeriu bebida adulterada);
- 158 em investigação (há indícios clínicos, mas aguardam laudo para confirmar presença de metanol e investigações para entender circunstâncias de eventual ingestão da substância).
- 3 óbitos confirmados (com laudo e confirmação de ingestão de bebida adulterada);
- 7 mortes em investigação (sem laudo e sob investigação das circunstâncias).
- 85 casos descartados após análise clínica
A Polícia de São Paulo trabalha com duas linhas de investigação sobre as bebidas “batizadas” com metanol, que causaram diversas internações e mortes no estado.
Uma delas é que o metanol teria sido usado para a higienização de garrafas reaproveitadas que acabaram não indo para a reciclagem, segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Outra hipótese é o uso do metanol para aumentar na produção o volume de bebidas falsificadas.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário