AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Gatos e Cachorros têm resfriado? Veterinário ensina como proteger os pets do frio

Gatos e Cachorros têm resfriado? Veterinário ensina como proteger os pets do frio

Especialista dá dicas de cuidar das aves também

Por Portal Aqui Vale
Foto: Aqui Vale. Foto calopsita: Reprodução

Com a chegada do inverno, não são só os ser humanos que sentem a queda das temperaturas, os bichinhos de estimação também sentem frio.

O médico veterinário Henrique H. Brandao, especialista em animais exóticos e silvestres, e oftalmologia explica como proteger os pets das temperaturas mais baixas nesta época do ano.

De acordo com o médico veterinário, gatos e cães costumam buscar locais mais quentes da casa como sofás, camas, regiões próximas a geladeira, fogão, entrar embaixo de cobertores, dormir agrupados em pequenas caixas ou casinhas.

Podem ficar menos ativos, buscando se manter abrigados do frio e passeando pela casa somente nos horários mais quentes do dia. Da mesma maneira que nos humanos costumam ter mais apetite durante as épocas frias.
Um alerta para quem tem gatos em casa é tomar cuidado ao sair de casa, pois os felinos, muitas vezes, podem procurar o motor dos automóveis para dormir e se protegerem do frio e da chuva, o que pode levar a alguns acidentes. Verifique antes de ligar o carro.

Cuidados com as aves

Henrique explica que as aves de estimação também sofrem com as ondas de frio e geralmente se apresentam de penas eriçadas, ficam muito quietos, diminuem a ingestão de alimentos, procuram tocas e abrigos (situações que podem levar a acidentes, uma vez que se protegem dentro de máquinas de lavar roupas, atrás de fornos, geladeiras e aparelhos eletrônicos em busca de fontes de calor).

As aves precisam permanecer em locais sem vento, chuva, protegidas de outros predadores, (cães e gatos domésticos também podem predar sua ave de estimação!).

Cobrir a gaiola não aquece sua ave! A proteção oferecida pelo uso de cobertores e outros panos sobre as gaiolas, é como uma barreira contra o vento e a luz excessiva. A única maneira de mantê-las aquecidas é com o uso de aquecedores. Lembre-se de consultar um veterinário especializado em silvestres sobre o uso correto de aquecedores.

Passear em dias frios, quais os cuidados?

Ao passear com cães em dias frios, Henrique orienta colocar roupas adequadas ao tamanho do animal. Quanto a temperatura, quanto mais frio melhor deve ser a proteção. Observe a previsão do tempo, evite sair nas horas mais frias do dia e em momentos com chuva e garoa.

Cães e gatos ficam resfriados? Como perceber?

O médico veterinário explica que, devemos tomar muito cuidado com sinais como nariz seco ou molhado, nos cães e gatos, esse não é um parâmetro correto para avaliar febre nos animais! E mais, cuidado ainda com o uso de antitérmicos. Medicamentos como: acetaminofeno (Tylenol), aspirina, ibuprofeno podem levar seu pet à morte, e mesmo a dipirona, que é um medicamento seguro, se usada da maneira errada pode levar à serias complicações de saúde.

Todos os pets podem ter doenças como sinusite, bronquite, pneumonia, conjuntivite, e sinais semelhantes ao resfriado comum.

A exposição ao frio pode provocar tremores corporais, espirros e secreção nasal e ocular da mesma maneira que as pessoas. (espirros, tosse e secreção nos olhos e nariz) quando esses sintomas persistem, seu pet precisa procurar o médico veterinário para ser avaliado corretamente.

Lembre-se sempre de procurar um médico veterinário caso o seu pet comece a apresentar comportamentos diferentes. Cuide do seu amiguinho durante o frio também. Mantenha o aquecido e amado.

Não suponha que animais de pelo longo e com grande cobertura por penas estão imunes aos efeitos das baixas temperaturas. A sensibilidade às baixas temperaturas é muito parecida com a nossa. Se está frio para você provavelmente está frio para eles!

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *