Fazenda de Caçapava conquista duas premiações máximas no 6º Mondial du Fromage
A Estância Silvania, primeira propriedade do país a receber o Selo Leite de Zebu, obteve duas medalhas de ouro no 6º Mondial du Fromage, concurso…
A Estância Silvania, primeira propriedade do país a receber o Selo Leite de Zebu, obteve duas medalhas de ouro no 6º Mondial du Fromage, concurso internacional de queijos realizado em Tours, na França. Neste ano, a competição reuniu 1.480 queijos oriundos de 35 países.
Os queijos vencedores foram o Valoro Silvania e Santa Brigite Silvania. Para os criadores à frente da propriedade, Camila Alemida e Eduardo Falcão, o reconhecimento é motivo de muita comemoração.
“Nossa premiação traz uma emoção muito especial, porque temos pouco tempo na atividade de produção e maturação de queijos artesanais. Essa nova conquista nos mostra toda a importância do trabalho genético que realizamos e demonstra o potencial do leite de Zebu criado a pasto, sem hormônios, com bem-estar animal, proporcionando alta qualidade ao produto, com reconhecimento mundial”, explica Eduardo Falcão.
Para produzir os queijos premiados, a Estância Silvania segue um planejamento rigoroso, de acordo com Camila, mestre queijeira responsável pelas receitas.
“Tudo começa na raça que criamos, o Gir Leiteiro, pelas qualidades organolépticas do seu leite. Em segundo lugar, o manejo que utilizamos: a pasto com suplementação; sem uso de hormônios; ordenha mecânica com bezerro ao pé; utilização de forragens verdes para as vacas em produção e sem uso de alimentos fermentados”, diz e complementa. “O processo de fabricação é de muita qualidade, com técnicas de fabricação e receitas elaboradas. O resultado é um produto com diversos diferenciais nutritivos para o consumidor: um queijo 100% betacaseína A2A2, com altos índices de CLA e ômega 3, com sabor diferenciado.”
A fazenda já acumula sete medalhas no Mondial Du Fromage. Em 2021, três queijos foram premiados: queijo de lavanda e envolto flores comestíveis, queijo com cerveja de macadâmia produzida na Serra da Mantiqueira e queijo recheado com Içá. E ainda mais duas medalhas de prata com o trabalho de maturadora. Agora, em 2023, a Estância Silvania traz mais duas medalhas da França para Caçapava.
Queijos Premiados em 2023
Santa Brigite Silvania
Feito com leite cru A2. Massa prensada, não cozida, macia. Um queijo de sabor equilibrado com notas sutis de noz e funghi. Maturação de 30 dias. Inspirado no queijo francês “Saint Nectaire”.
Valoro Silvania
Feito com Leite Cru A2, massa prensada, semi-cozida, com textura macia e casca lavada com urucum – possuindo um sabor único que remete a leite e nozes, levemente ácido, adocicado com tons frutados. Maturação de 90 dias.
Sobre a Estância Silvania
A Estância Silvania é referência mundial na seleção e melhoramento genético da raça Gir Leiteiro. Avaliações genéticas, touros provados, recordes de produção, inúmeros campeonatos em pista de julgamento e torneios leiteiros de destaque Nacional e Internacional fizeram da Estância Silvania um dos principais criatórios da raça que, apesar de ser de origem indiana, foi o Brasil responsável pelo melhoramento genético realizado pelos criadores, Associações e Embrapa.
A fazenda tem em seu DNA a inovação, fez o primeiro e único clone de touro Gir Leiteiro com mais de 50 mil doses sendo comercializadas no Brasil e exterior, o famoso Teatro do Silvania. Também foi a primeira fazenda do Brasil a exportar sêmen de um clone para a Índia berço da genética de Gir Leiteiro.
Pioneira na América Latina na produção de leite A2 e é a primeira fazenda certificada para Bem-Estar Animal e Leite A2. Elaborado pelo laticínio artesanal da fazenda, SilvaniA2, o leite é o original e tem melhor digestibilidade que os demais leites. Sendo possível sua introdução na dieta dos consumidores de lácteos.
A Estância Silvania, produz um cardápio extenso de produtos de leite A2, como queijos, manteiga, pão de queijo, doce de leite, entre outros. São receitas exclusivas, criadas pela Mestre Queijeira, Camila Almeida, esposa do Eduardo, a partir do leite cru de vacas, criadas a pasto, sem nenhum hormônio. Com ordenha mecanizada, o bezerro está sempre ao pé da vaca o que garante melhor sanidade e bem-estar do animal. Reflexo direto na qualidade do leite A2.
Deixe um comentário