Falta de equipamentos e refeitório pode gerar nova greve dos coletores
Paralisação teve inicio nesta quinta-feira (27), mas empresa anunciou pagamento dos funcionários
Na última segunda-feira (24), o Sindicato Específico dos Trabalhadores em Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes de São José dos Campos e Região (SINDETURH) enviou uma notificação à Prefeitura para comunicar a possibilidade de uma nova greve dos coletores de lixo da cidade.
O motivo da nova greve, segundo o documento, seria a falta de uniformes para os trabalhadores, falta de veículo para fiscalização e não ter refeitório e copos descartáveis para alimentação dos trabalhadores.
Além disso, o documento diz ainda que o pagamento da PLR (participação nos lucros ou resultados) aos coletores foi feito com o valor dez vezes menor do que o pagamento realizado aos motoristas, ferindo o princípio de isonomia. Outra queixa é a existência de um tratamento diferenciado para os trabalhadores por parte do encarregado da empresa notificada Eco Liberty.
O SINDETURH pediu esclarecimentos sobre as denúncias e disse que “nos termos da Lei 7.783 de 28, junho de 1989, não esclarecida as denúncias acima destacadas, será decretado estado de greve”.
Nesta quinta-feira (27), os coletores iniciaram uma paralisação, mas a empresa Eco Liberty anunciou que pagará os funcionários e sanar as demandas solicitadas.
Deixe um comentário