Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Falso médico tenta obter dados de pacientes em hospital de Ilhabela 

Um homem se passando por médico tentou acessar informações sigilosas de pacientes no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, em Ilhabela. O caso ocorreu na segunda-feira (8), quando ele telefonou para funcionários e se identificou como “Dr. Marcos Lopes – Infectologista do CTI”, solicitando dados de prontuários clínicos. 

A equipe desconfiou da abordagem e interrompeu a conversa, impedindo o repasse das informações. Após o episódio, a Prefeitura de Ilhabela emitiu um alerta confirmando que se tratava de uma tentativa de golpe. 

O hospital reforçou que não faz solicitações ou divulga dados de pacientes por telefone, WhatsApp ou outros canais informais. Segundo a administração, todas as comunicações extraordinárias devem ocorrer exclusivamente por e-mail institucional. 

Os profissionais da unidade foram orientados a negar qualquer pedido de informações fora dos protocolos oficiais, que exigem autorização da Direção Técnica ou Administrativa. As medidas seguem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que determina regras de segurança para o tratamento de dados sensíveis. 

Sair da versão mobile