Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Exposição fotográfica “Espectral”

Exposição fotográfica “Espectral” chega ao espaço cultural LA CASA, em São José dos Campos, neste dia 19 Exposição reúne artistas LGBTQIAPN+ da região em novo espaço, com lançamento em noite de Sarau de microfone aberto no La Casa Café Exposição “Espectral” | Imagem de divulgação Exposição fotográfica “Espectral” chega ao espaço cultural LA CASA, em São José dos Campos, neste dia 19 de outubro.

Realizada a partir de obras que entrelaçam diversas criações fotográficas, com técnicas híbridas, como ´lightpaiting’ e bordado em fotografia, a reunião destas obras se entrelaçam através de temas como a vivência da mulher, a saúde mental e a luta por igualdade. A exposição conta ainda com recursos de acessibilidade como LIBRAS e audiodescrição das obras.

A abertura no La Casa Café acontece juntamente com um Sarau demicrofone aberto, um encontro livre para criativos se expressarem com música, poesia, performance, pintura, projeção, slam e mais. Como parte de um movimento que busca reforçar a arte queer na região, a exposição surge da vontade de reunir artistas LGBTQIAPN+ e fomentar o debate sobre as vivências e criações da comunidade. Para as produtoras e artistas envolvidas na exposição “Espectral”, o acolhimento a partir e ao redor da arte anda junto da valorização da cultura, evidenciando e fomentando reflexões sobre expressão, pluralidade e (r)existência.

As obras que compõem a exposição refletem esse desejo e também a celebração destas mulheres artistas joseenses que expõe e se expõe em suas obras. São elas as artistas Bel Gomes e Jo Sant’anna, que criam juntas obras com técnicas de ´lightpainting´ e colagem, Malu Freire e Maiara Tissi, que apresentam fotografias com intervenções de bordado, e Alissa Prati, quem traz poesia para a exposição.

O público visitante é convidado, assim, não só a estar presente para as relações e propostas dadas através das obras em si, mas também pelas atividades presenciais e on-line realizadas. Este incentivo de formação e capacitação para artistas independentes da região começa com a oficina “Produção de Fotografia Hibrida”, com Bel Gomes e Jô Sant’anna. Um encontro após o lançamento do conteúdo do projeto acontece ainda por transmissão virtuais para troca de informação e inspiração.

Assim como a exposição, todas as rodas contarão com intérpretes de LIBRAS. A exposição tem a intenção de provocar sensações nos espectadores, por isso mescla várias camadas das artes visuais através destas fotografias híbridas.”, conta a produtora e também expositora Bel Gomes. “Queremos unir ações e manifestações culturais individuais e/ou coletivas, vinculando as histórias dessas pessoas como forma de firmação, gerando visibilidade e representatividade para essa comunidade. Para conferir toda essa proposta de perto, as visitas presenciais à exposição seguem abertas ao público gratuitamente no Pack Bar até o dia 30 de setembro.

Outros encontros e maiores informações estarão disponíveis nas redes sociais da produtora Manifesto Produção (link abaixo). Projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de São José dos Campos.

Sair da versão mobile