Exposição fotográfica com artistas joseenses começa nesta quinta, dia 14
Exposição “Espectral” | Imagem de divulgação Exposição “Espectral” tem noite de lançamento no dia 14 de setembro, em São José dos Campos. Realizada a partir…
Exposição “Espectral” | Imagem de divulgação Exposição “Espectral” tem noite de lançamento no dia 14 de setembro, em São José dos Campos. Realizada a partir de obras que entrelaçam diversas criações fotográficas, com técnicas híbridas, como ´lightpaiting’ e bordado em fotografia, a reunião destas obras se entrelaçam através de temas como a vivência da mulher, a saúde mental e a luta por igualdade. A exposição conta com recursos de acessibilidade como LIBRAS e audiodescrição das obras e sua abertura acontece no Pack Bar, a partir das 19h.
O encontro terá também com bate-papo com os artistas sobre a cena cultural da região e seus processos criativos. Como parte de um movimento que busca reforçar a arte queer na região, a exposição surgiu da vontade de reunir artistas LGBTQIAPN+ e fomentar o debate sobre as vivências e criações da comunidade.
Para as produtoras e artistas envolvidas na exposição “Espectral”, o acolhimento a partir e ao redor da arte anda junto da valorização da cultura, evidenciando e fomentando reflexões sobre expressão, pluralidade e existência. As obras que compõem a exposição refletem esse desejo e também a celebração destas mulheres artistas joseenses que expõem e se expõem em suas obras.
São elas as artistas Bel Gomes e Jo Sant’anna, que criam juntas obras com técnicas de ´lightpainting´ e colagem, Malu Freire e Maiara Tissi, que apresentam fotografias com intervenções de bordado, e Alissa Prati, quem traz poesia para a exposição. O público visitante é convidado, assim, não só a estar presente para as relações propostas dadas através das obras em si, mas também pelas atividades presenciais e on-line realizadas. Este incentivo de formação e capacitação para artistas independentes da região começa com a oficina “Produção de Fotografia Hibrida”, com Bel Gomes e Jô Sant’anna.
Um encontro após o lançamento do conteúdo do projeto acontece ainda por transmissão virtuais para troca de informação e inspiração. Assim como a exposição, todas as rodas contarão com intérpretes de LIBRAS. A exposição tem a intenção de provocar sensações nos espectadores, por isso mescla várias camadas das artes visuais através destas fotografias híbridas.”, conta a produtora e também expositora Bel Gomes.
“Queremos unir ações e manifestações culturais individuais e/ou coletivas, vinculando as histórias dessas pessoas como forma de afirmação, gerando visibilidade e representatividade para essa comunidade”.
Para conferir toda essa proposta de perto, as visitas presenciais à exposição seguem abertas ao público gratuitamente no Pack Bar até o dia 30 de setembro. Outros encontros e maiores informações estarão disponíveis nas redes sociais da produtora Manifesto Produção (link). Projeto financiado pelo Fundo
Municipal de Cultura de São José dos Campos.
Deixe um comentário