Explorelife: Casal joseense constrói van house e vai de Ushuaia ao Alasca
O casal joseense, Maitê Lima de 27 anos e Artur Santacreu de 28 anos, estão há um ano e três meses viajando em uma van…
O casal joseense, Maitê Lima de 27 anos e Artur Santacreu de 28 anos, estão há um ano e três meses viajando em uma van house, acompanhados da cachorrinha Cali, com destino ao Alasca.
Os dois são educadores físicos e largaram tudo para se aventurar nas estradas da América. Foi na pandemia que o casal decidiu unir a paixão por viagem com a ideia de viver em um motorhome.
“A gente sempre teve o sonho de viajar, e na pandemia virou essa chave na nossa cabeça de que a gente queria muito viajar e seria legal fazer uma roadtrip, que é uma viagem de carro. Então, demos uma olhada nos valores das vans para transformá-la em motorhome. Com a alta dos preços decidimos comprar antes que eles ficassem mais caros. Foram 6 meses de trabalho para transformar a van em casa”, explica Maitê.
O início da viagem foi no dia 1° de junho de 2022, saindo de São José dos Campos com destino ao “Fim do Mundo”, na cidade turística de Ushuaia, na Argentina. O casal fez viagem pelo sul do Brasil, passando pelo Uruguai, Argentina até chegar no Ushuaia. Depois, foram ao Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, México e agora estão nos Estados Unidos, no estado de Utah.
“A gente conseguiu adaptar o nosso trabalho, eu era personal trainer em São José dos Campos, os meus alunos presenciais eu precisei deixar de lado, mas como a gente tem um espaço de aluguel de stand up em São José, eu consegui administrar esse espaço a distância, então eu continuo trabalhando, e o Tuca tem os alunos dele online. Então, todos os alunos ele conseguiu manter e a gente conseguiu dar fluidez para esse projeto”, diz Maitê.
Durante a viagem tiveram alguns perrengues básicos como um pneu estourado ou quando o carro atolou. Fora isso, tiveram que lidar com o fato de procurarem todos os dias um local seguro para estacionar e dormir.
“É muito legal ter essa vida agitada na estrada, mas também tem seus pontos negativos. Todos os dias a gente precisa achar um lugar diferente e seguro para dormir. Mas até hoje não aconteceu nada com a gente”, explica.
O casal disse que o trajeto feito para atravessar da América do Sul até a América Central, o chamado Estreito de Darien, foi o maior custo da viagem e o mais burocrático. Demorando cerca de uma semana para autorização e documentação.
“Não existe uma estrada que liga a Colômbia até o Panamá. São 100 km de floresta que tem uma série de problemas de narcotráfico, político, então a gente teve que mandar o nosso carro de navio da Colômbia até o Panamá”, explica Arthur.
Maitê e Arthur estão nos Estados Unidos e próximos do destino final da viagem. Quando questionados sobre os planos para o futuro, o casal disse que pretende continuar viajando, mas que planejam vender a van house e adquirir um motorhome maior, pois os dois querem aumentar a família e se tornarem pais.
Quem tiver curiosidade em acompanhar as aventuras desse casal joseense é só segui-los no Instagram @explorelife_br que tem 13 mil seguidores.
Deixe um comentário