Estudo detecta agrotóxicos em fórmulas infantis vendidas no Brasil
Análises foram publicadas em dois artigos; o mais recente foi divulgado em março deste ano
Pesquisas realizadas por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelaram a presença de compostos químicos potencialmente perigosos em fórmulas infantis comercializadas no Brasil. As análises detectaram agrotóxicos, inclusive substâncias proibidas no país, além de micotoxinas e resíduos de medicamentos veterinários.
Foram analisadas 30 amostras de produtos comercializados no país a fim de investigar a presença de resíduos de agrotóxicos e micotoxinas – compostos tóxicos produzidos por fungos. Em duas análises, apareceram resíduos desses compostos, entre os quais o carbofurano e o metamidofós, de uso proibido no Brasil, além de outras substâncias, como fármacos veterinários.
Apesar da maior parte dos contaminantes registrar concentrações abaixo dos limites de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, a presença acende o alerta para o risco de contaminações indiretas, que podem ocorrer na cadeia de produção das fórmulas, e para a necessidade de adotar normas específicas voltadas ao setor.
As análises foram publicadas em dois artigos, uma no Journal of Chromatography A (maio de 2024) e outra no Journal of Food Composition and Analysis (março de 2025), fazem parte da pesquisa de doutorado de Marcella Vitória Galindo, com orientação da professora Helena Teixeira Godoy e do pesquisador Wellington da Silva Oliveira e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Foto: Divulgação
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
e onde estão os nomes das fórmulas?