AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Especialista explica o que é o do Transtorno da Personalidade Borderline

Especialista explica o que é o do Transtorno da Personalidade Borderline

Maio é o mês de conscientização do transtorno

Por Portal Aqui Vale

Maio é considerado o mês de Conscientização do Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) que é caracterizado por um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, autoimagem, afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta.

O Transtorno de Personalidade Borderline afeta cerca de 6% da população e aumenta o risco de suicídio. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 10% dos pacientes que tem borderline no Brasil cometem suicídio.

O Aqui Vale conversou com a psicóloga Rafaela Sala, especialista Terapia Comportamental Dialética sobre o borderline.

Aqui Vale: O Borderline tem cura? Quais os tratamentos?

Rafaela Sala: Não existe cura, trata-se de um transtorno da personalidade, mas falamos em remissão de sintomas com o tratamento correto. O tratamento é medicamentoso e psicoterápico. Apesar de não existir uma medicação PARA o transtorno da personalidade, os psiquiatras costumam fazer uso de antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos e regulador de humor em alguns casos, até por que o TPB dificilmente aparece sozinho, geralmente as pessoas apresentam comorbidades.

Quando falamos em terapia, a linha mais indicada, e que é considerada padrão ouro no tratamento de pessoas com TPB é a Terapia Comportamental Dialética (DBT) que foi criada há mais de 30 anos pela Psicóloga Marsha Linehan (que tem o diagnóstico de TPB). É um tratamento que engloba terapia individual, grupo de treinamento de habilidades, coaching telefônico (para manejo de crises) e time de consultoria (esse exclusivo e obrigatório para os terapeutas).

Aqui Vale: O Borderline pode ser confundido com o Transtorno Afetivo Bipolar?

Rafaela Sala: Sim, e isso é muito comum. A avaliação clínica, realizada por psiquiatras e psicólogos precisa ser muito bem conduzida para que a pessoa possa ter seu diagnóstico correto. E pode acontecer da pessoa ter o diagnóstico de TPB e apresentar como comorbidade o Transtorno Bipolar.

Aqui Vale: Quanto tempo dura uma crise de uma pessoa com o transtorno?

Rafaela Sala: Impossível te responder, porque cada pessoa tem suas particularidades, seu histórico de vida, e isso vai influenciar muito. As crises são diferentes também de pessoa para pessoa. Mas, o que posso te dizer é que as oscilações de humor são muito constantes em pessoas com TPB. É esperado que ela esteja bem e “do nada” ela passa a ter uma crise choro ou de raiva por exemplo.

Aqui Vale: O que o Borderline deve evitar?

Rafaela Sala: Cada pessoa é única, cada pessoa tem sua história de vida, e, baseada nisso, a terapia individual vai ajudar cada um a reconhecer o que aquele indivíduo deve evitar, agora, mais importante que saber o que evitar é saber o que fazer. É muito importante que a pessoa busque ajuda médica e psicológica especializada. A Terapia Comportamental Dialética, hoje é o tratamento psicológico com maior comprovação científica de efetividade para o tratamento do TPB. O foco principal é, em parceria com o paciente, construir uma vida que vale a pena ser vivida.

Foto: Reprodução

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *