AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Entenda as diferenças entre o azeite de oliva extravirgem, virgem e puro  

Entenda as diferenças entre o azeite de oliva extravirgem, virgem e puro  

Entenda as principais diferenças entre os tipos de azeite de oliva e como o Brasil tem se destacado na produção de alta qualidade

Por Portal Aqui Vale

O azeite de oliva é um item utilizado com frequência na cozinha para preparar alimentos. Atualmente, existem três tipos: extravirgem, virgem e puro. A seguir, entenda as diferenças entre eles e porque o termo virgem é usado nesse contexto.  

Azeite de oliva extravirgem 

O padrão ouro quando se trata de azeite de oliva é o extravirgem. Ele possui o menor percentual de acidez, ou seja, não mais do que 0,8%. 

Embora seja a opção mais saborosa devido ao processo delicado e lento de fabricação, o Azeite Virgem Extra (AOVE) também é o mais caro. O preço pode variar de US$ 10 a US$ 20 a garrafa. 

Além disso, o termo “virgem” refere-se à metodologia utilizada para produção. O azeite é extraído sem o uso de calor ou produtos químicos, ou seja, ” virgem”.  

Já a expressão “extravirgem” significa que ele é submetido a um padrão de processamento mais elevado e depende de onde foi produzido. 

Azeite de oliva virgem x azeite de oliva puro 

O azeite de oliva virgem (AOV) é considerado não refinado e tem até 2% de acidez livre, o que significa que contém mais ácidos que o puro. Geralmente é mais barato, o que o torna mais atraente para alguns consumidores.  

O azeite puro, também chamado de “light” ou “extra light”, é uma mistura de azeites virgens e refinados. Durante o processamento, os óleos são extraídos das azeitonas Olea europaea com calor e/ou produtos químicos, em vez de serem prensados a frio (sem refinamento). Posteriormente, são misturados ao azeite de oliva extravirgem (VOO).  

Tecnicamente, o azeite puro é de qualidade inferior e se aproxima um pouco mais do óleo de milho ou vegetal. 

Produção de azeite na Serra da Mantiqueira  

O Azeite Mantikir Blend Summit Premium (variedade de Arbequina, Koroneiki, Grappolo e Coratina) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Medalha de Ouro na categoria Hemisfério Sul, sendo reconhecido como o melhor azeite de 2025 produzido nesta parte do planeta. 

A plantação de oliveiras mais alta do Brasil, com terraços de 1.700m a 1.910m de altitude, é cultivada na Fazenda Tuiuva, situada na Mantiqueira, no município de Maria da Fé, em Minas Gerais. O Refúgio Tuiuva é área de plantio e manejo do Espaço Essenza Vinícola Boutique, localizado em Santo Antonio do Pinhal – SP, e contempla as variedades de oliveiras: Arbequina, Arbosana, Coratina, Grappolo e Koroneiki entre outras. 

Após a colheita, o fruto é levado para a extração, no Lagar de Quelemém (MG) e feito mestre de lagar, Luiz Augusto. O azeite filtrado traduz a pura essência dos frutos exalando seus aromas naturais e proporcionando um rico sabor herbáceo com picância e doçura equilibradas. 

Foto: Reprodução 

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *