AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Enteado de Emanuel, Blanco, entra na disputa pelo partido na divergência com grupo de Cury

Enteado de Emanuel, Blanco, entra na disputa pelo partido na divergência com grupo de Cury

As eleições do PSDB estão próximas e Blanco está na disputa como concorrente do grupo que quer oposição a Anderson Farias (PSD) na corrida pela…

Por Ana Dair Moraes

As eleições do PSDB estão próximas e Blanco está na disputa como concorrente do grupo que quer oposição a Anderson Farias (PSD) na corrida pela Prefeitura de São José.

O cenário eleitoral de São José dos Campos está nebuloso como há muito tempo não se via. Os nomes na disputa pela Prefeitura estão incertos e o jogo de cartas pela presidência dos partidos tem esquentado o clima nos bastidores.

Parte disso tem envolvido o PSDB, que tem tradição em administrar a cidade e recentemente foi trocado pelo vice-governador Felício Ramuth e pelo atual prefeito Anderson Farias, ambos do PSD, que saíram do partido tucano nas eleições de 2022 para tentarem se descolar de João Dória e para que Felício – na época prefeito – conseguisse uma cadeira no Palácio dos Bandeirantes, o que deu certo.

Alexandre Blanco com Felício Ramuth já eleito vice-governador.
Foto: reprodução/internet

Os ânimos estão acirrados porque o PSDB – em âmbito municipal, estadual e nacional – tem investido suas fichas no retorno do ex-prefeito e ex-deputado federal, Eduardo Cury, que até o momento, em todas as pesquisas de intenção de voto, tem ficado como favorito, com larga diferença para o segundo colocado, no caso, o atual prefeito, Anderson Farias.

O que o PSDB não esperava era uma movimentação contrária por parte dos filiados, no caso, de um filiado, ex-presidente e enteado do ex-prefeito Emanuel Fernandes, o advogado Alexandre Blanco, que já foi candidato à Prefeitura de São José em 2012.

Alexandre Blanco com Emanuel Fernandes na disputa pela Prefeitura de São José em 2012.
Foto: reprodução/internet

Blanco ingressou na Justiça no último dia 06 de setembro para questionar a decisão do atual Diretório Municipal do PSDB em não deixá-lo registrar sua chapa na disputa pela presidência do partido, nomeada de “Renovação Consciente”.

A briga é porque Blanco não havia juntado assinaturas o suficiente para o registro da chapa e em sua solicitação à Justiça, ele pede o deferimento da sua chapa na disputa já que houve a regularização mencionada pelo diretório.

Mais do que uma disputa judicial, essa movimentação é histórica e simbólica em São José, afinal, quando Anderson e Felício saíram do partido, mais de 300 filiados migraram também para o PSD.

Na época, Eduardo Cury deu diversas entrevistas para a imprensa local alegando que ele e Emanuel Fernandes foram pegos de surpresa com a saída de Felício e Anderson do PSDB. Não demorou para que o rompimento se tornasse público e correligionários ligados aos tucanos fossem demitidos da Prefeitura de São José, que já estava com a sigla do PSD.

Blanco continuou tucano – se por estratégia ou esquecimento, não sabemos – mas sua movimentação pela presidência do partido traz alguns apontamentos para a próxima disputa eleitoral.

Sua candidatura à presidência do partido é apenas uma discordância com o atual grupo que quer ser oposição, enquanto ele e os seus defendem a situação? Blanco está na disputa para tentar barrar um nome do PSDB à Prefeitura de São José, que até agora é o único partido que tem feito forte concorrência ao prefeito? Blanco quer a presidência do partido para fazer oposição aos interesses de Emanuel Fernandes, mentor político de uma geração de políticos de São José?

Propaganda de Blanco pela presidência do PSDB nas redes sociais. Foto: reprodução/internet

Uma outra informação importante é que Blanco tem um cargo de destaque no Governo Anderson. Atualmente Blanco é Assessor de Projetos Especiais, um cargo com status de secretário que lhe deu a liderança de projetos importantes, como  a Concessão do Aeroporto Municipal, Concessão da Arena de Esportes, novo Teatrão, entre outros.

Recentemente, em entrevistas a rádios da cidade, Alexandre Blanco expôs sua posição sobre o impasse.

“O PSDB nunca discutiu se é oposição ou apoio ao governo. Já passou 1 ano e meio que o grupo do Felício e Anderson foram para o PSD. E repito: quando o Felício apresentou a proposta de mudar o grupo de sigla, 90% concordou com Felício e Anderson”

disse Blanco em entrevista para o jornalista Ferreira Leite, da Rádio e TV Imprensa.

Blanco deu uma longa entrevista e contou também sobre sua posição como candidato à presidência do PSDB de São José.

“O que tenho feito agora como candidato a presidente do PSDB é falar com as pessoas que não estão sendo ouvidas, que são essas 5 mil pessoas filiadas ao PSDB. Muita gente tem concordado que o momento do PSDB de São José não é ficar na oposição e, sim, reconstruir com adesão ao governo e com a reeleição”

afirmou Blanco.
Emanuel Fernandes, mentor político de uma geração de sucessores, como Felício e Cury.
Foto: reprodução/internet

A eleição pela presidência do PSDB da cidade acontecerá no próximo domingo, dia 17 de setembro e tem como concorrentes o atual presidente José Mello (atual presidente) e Blanco, que tenta disputar através de uma decisão judicial.

Essa definição determinará fortemente uma candidatura majoritária do partido ou não pela prefeitura joseense.

Nos bastidores

Uma fonte muito próxima do grupo de Eduardo Cury comenta que se Blanco levar a melhor e conseguir a liderança do partido, Cury deve ir para o Partido Liberal (PL), atualmente o maior partido do Brasil que tem Jair Bolsonaro como principal nome e na esfera municipal, a liderança do vereador Lino Bispo.

Outras informações de bastidores ressaltam que Cury não quer ser candidato a prefeito de São José e que possivelmente ficará neutro da disputa de 2024.

O Portal Aqui Vale fez contato com o atual presidente do PSDB José Mello, com o ex-prefeito e ex-deputado federal Eduardo Cury e com o advogado Alexandre Blanco e até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.

Atualizaremos o assunto com mais novidades e posicionamentos logo em breve.

Ana Dair Moraes

Acumula 13 anos de experiência comprovada no jornalismo regional, com atuação direta em assessoria de imprensa, comunicação empresarial, marketing político e edição de publicações para as mais diversas finalidades, de revistas mensais, a jornais e discursos eleitorais.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *