AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » El Niño intensifica eventos climáticos e demanda mais planejamento de cidades para a prevenção a catástrofes

El Niño intensifica eventos climáticos e demanda mais planejamento de cidades para a prevenção a catástrofes

A ocorrência de um El Niño intenso em 2023 e começo de 2024 tem resultado em condições climáticas extremas em todo globo, como chuvas intensas,…

Por Portal Aqui Vale

A ocorrência de um El Niño intenso em 2023 e começo de 2024 tem resultado em condições climáticas extremas em todo globo, como chuvas intensas, tempestades tropicais em algumas áreas e secas em outras, assim como o aumento da temperatura média global, o que fez com que o ano passado fosse registrado como o mais quente da história.


No Brasil, o fenômeno vem causando diversas ondas de calor, afetando a qualidade de vida, disponibilidade de água e impactando na ocorrência de incêndios florestais na região Norte e Centro-Oeste. Enquanto as regiões Sul e Sudeste foram atingidas por uma série de tempestades e ondas de calor, que causaram diversos danos à infraestrutura das cidades (alagamentos, inundações, interrupções no fornecimento de energia, paralizações de serviços públicos, dentro outros), além de milhares de vítimas.
Segundo o doutor em Sensoriamento Remoto e especialista no monitoramento de eventos ambientais extremos da Geopixel, João dos Reis, modelos de previsão apontam que até março de 2024, ainda sob os efeitos do El Niño, o verão apresentará a probabilidade de chuvas acima da média em boa parte dos estados da região Sudeste e temperaturas acima da média em todo o País.


“Com a ocorrência de altas temperaturas, promovidas por ondas de calor e a influência do El Niño, há a possibilidade de formação de nuvens associadas a tempestades, devido à forte instabilidade atmosféricas. Essas tempestades são eventos rápidos e localizados, mas que podem apresentar grande potencial de causar danos ao município, sua infraestrutura e população”, explica.


Esse cenário trouxe a necessidade de investir na busca de soluções que possibilitem o monitoramento e alerta de eventos extremos, para prevenir catástrofes, um exemplo é o que tem feito a cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.


Desde 2022, a prefeitura adquiriu o sistema Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos, previsão de chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que orienta o órgão em suas ações.


“São períodos de fortes chuvas e mudanças climáticas bruscas que aumentam nossa preocupação com as áreas de risco. Nossas equipes estão todas empenhadas em atender a população, em caso de necessidades e o monitoramento é essencial para apoiar as decisões e antever situações de risco extremo”, disse Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.


O sistema Geopixel Monitor realiza a coleta de dados de previsão e observação de chuvas, análises e emite alertas em tempo real, para subsidiar a tomada de decisão pela Prefeitura e Defesa Civil. O Monitor trabalha coletando dados de dois modelos de previsão de chuvas, dados de diversos satélites, radares meteorológicos, além da rede de pluviômetros automáticos disponíveis no Brasil, disponibilizados por diversas instituições nacionais e internacionais.


“O Geopixel Monitor é uma aplicação destinada ao monitoramento ambiental que permite monitorar, analisar e gerenciar alertas para diversos tipos de eventos ambientais, identificando a ocorrência de eventos extremos em áreas de risco, e assim, emitindo alertas para orientar a tomada de decisão em tempo hábil para a prevenção e mitigação de danos”, afirma o especialista da Geopixel.


Para o CEO e fundador da Geopixel, empresa que desenvolve tecnologias sistêmicas e de processamento de dados, Fernando Leonardi, uma das principais contribuições deste tipo de solução é permitir a coletar, integração e análise de dados geoespaciais em tempo hábil para a tomada de decisões, proporcionando uma visão mais abrangente e estratégica, bem como aumentando a segurança da população.


“Cada vez mais as ferramentas de geointeligência e monitoramento serão essenciais par a tomada de decisão e planejamento das cidades para garantir a qualidade de vida e a segurança da população”, conclui  Leonardi.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *