Eduardo Bolsonaro se coloca como candidato à Presidência em 2026 caso pai permaneça inelegível
Com Jair Bolsonaro condenado e inelegível até 2062, o deputado afirma que assumirá candidatura e enfrenta denúncia por coação em processo judicial
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta terça-feira (23) que pretende ser candidato à Presidência da República em 2026, caso o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não possa se candidatar. Jair Bolsonaro está inelegível até 2062 e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão.
“Eu sou, na impossibilidade de Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República; por isso que o sistema corre e se apressa para tentar me condenar em algum colegiado, que seja na Primeira Turma do STF, para tentar me deixar inelegível”, disse Eduardo em entrevista ao Contexto Metrópoles.
A fala acontece um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar Eduardo e o influenciador Paulo Figueiredo por coação em processo judicial. A acusação afirma que os dois buscaram apoio nos Estados Unidos para aplicar sanções contra autoridades brasileiras e o próprio país, em benefício de Jair Bolsonaro.
Caso a denúncia seja aceita pelo STF, eles poderão responder pelo crime de coação, previsto no Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de prisão e multa.
A declaração de Eduardo reforça a movimentação política dentro do PL para as eleições de 2026, em meio às restrições judiciais que afetam o ex-presidente.
Deixe um comentário