Diretor do INPE pede exoneração do cargo
Servidor ficou quatro anos à frente do Instituto
O diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Clézio Nardin, pediu exoneração do cargo na última quarta-feira (19). O gestor estava na direção do instituto há quatro anos. A informação foi confirmada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia na tarde de quinta-feira (20).
Segundo o órgão, o pedido foi feito pelo próprio Clézio num encontro em Brasília com a ministra Luciana Santos. A exoneração já foi publicada no Diário Oficial da União. Com a saída, uma comissão será instalada para escolher o novo diretor.
A Comissão de Busca é formada por Luis Manuel Rebelo Fernandes, do MCTI, que a preside o grupo; Carlos Afonso Nobre, pesquisador; João Paulo Ribeiro Capobianco, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luiz Bevilacqua, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Julio Shidara, da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil.
A saída de Clézio se deu por uma questão burocrática. O ex-diretor afirmou que, por já ter concluído quatro anos no posto, preferiu deixar o cargo para que haja igualdade no processo de escolha do novo gestor.
Com o pedido de exoneração, o ministério informou que a direção interina do INPE será exercida pelo tecnologista Antonio Vieira Monteiro. Monteiro é servidor de carreira instituto e coordena o Laboratório de Investigação em Sistemas Socioambientais da Divisão de Observação da Terra e Geoinformação (DIOTG).
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Reprodução
Deixe um comentário