AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Direto da França, Chef Anna Alves compartilha receita irresistível para o período da Páscoa

Direto da França, Chef Anna Alves compartilha receita irresistível para o período da Páscoa

Radicada em Nice, brasileira ensina a preparar prato gourmet com a sobra do bacalhau de domingo. Para valoriar a iguaria, a chef de cozinha sugere o delicioso gratin duphinois, feito com batatas

Por Portal Aqui Vale

Durante a Páscoa, um período dedicado à celebração em família, é comum que sejam servidos pratos tradicionais como bacalhau, cordeiro e uma variedade de peixes. No entanto, é frequente que parte desses alimentos não sejam totalmente consumidos no domingo. Aí surge a pergunta: o que fazer com o que restou do almoço da Páscoa?Parte superior do formulário

Para ajudar no desafio, a chef de cozinha Anna Alves, mineira de Ibirité que conquistou o paladar dos franceses no restaurante Único Rodízio Nice, na França, preparou uma receita especial e prática para fazer com bacalhau. A sugestão dela é fazer um gratinado de batata: Dauphinoise ao bacalhau cremoso.

“Os fraceses são muito eocnômicos na cozinha e, ao mesmo tempo, preparam pratos deliciosos. Uma receita que sai muito por aqui é o gratin duphinois, que é super fácil de fazer também no Brasil. É uma excelente opção para quem não quer desperdiçar o nobre bacalhau que restar do almoço da Páscoa”, afirma Anna Alves.

Confira a receita:

Ao menos 700g de postas de bacalhau dessalgado

1kg de batatas descascadas

2 cebolas roxas

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

2 dentes de alho

3 folhas de louro

50g de azeitonas pretas

500g de creme de leite fresco 30% gordura

200g de grana padano ralado

20g de paprika doce

1 limão verde

20g de manteiga

Sal e pimenta à gosto

Como preparar:

Com a ajuda de uma mandolina ou uma faca bem afiada, corte as batatas em pedações laminados bem finos. Depois, coloque-as em um recipiente e as tempere com sal, pimenta, paprika e raspas de limão, separando esse alimentos posteriormente.

Após esse processo, corte a cebola e os pimentões em rodelas finas e as separe. Leve ao fogo brando o creme de leite, as folhas de louro, alho (que deve ser amassado) e 100g de queijo, deixando por lá até levantar fervura. Depois disso, pode tirar o louro e o reservar.

Use a manteiga para untar uma travesse (de vidro, de preferência). É nesse momento que se inicia a montagem do prato. Comece misturando as batatas cortadas com os restos de bacalhau, além de incluir cebolas e pimentões. Por fim, acrescente o creme e finalize com as azeitonas em decoração.

Depois de finalizado o conteúdo da receita, levar ao forno preaquecido à 180º por 30 minutos. Finalizado esse processo, é só degustar!

Sobre a Chef Anna Alves

Natural de Belo Horizonte e criada em Ibirité, Anna Paula Alves, uma mineira cheia de sonhos, alimentava aos 17 anos o desejo de se tornar uma renomada chef de cozinha. Na época, ela não fazia ideia de que, aos 32 anos, estaria fazendo história na França, o berço da gastronomia mundialmente reconhecida.

Sua trajetória profissional teve início aos 17 anos, quando assistiu ao primeiro episódio do programa “Top Chef”. Foi nesse momento que decidiu transformar ingredientes simples em algo extraordinário, inspirada pela habilidade do chef em cortar e transformar a salsinha em pó. “Fiquei tão impressionada que decidi me dedicar a fazer o mesmo”, compartilhou.

Ao completar 18 anos e concluir o ensino médio, Anna Alves ingressou em um curso profissionalizante de culinária no SENAC, com o objetivo de levantar fundos para a faculdade. Contudo, os planos divinos para sua vida eram grandiosos. Seu talento e paixão pela culinária foram reconhecidos por um “anjo da guarda” que financiou seus estudos na Faculdade Estácio de Sá, a única instituição em Belo Horizonte com um curso de gastronomia academicamente reconhecido na época.

Desde então, Anna trabalhou em prestigiadas casas italianas na cidade, tornando-se chef pela primeira vez aos 19 anos na Domenico Pizzeria, onde permaneceu por dois anos antes de decidir se aventurar na França. “Vim para a França para passar 40 dias, visitar meus primos, conhecer a neve e aproveitar o réveillon europeu. No fim, acabei ficando por aqui para trabalhar”, revelou.

Atualmente, Anna é a chef do “Rodízio Nice” em Nice, onde apresenta suas especialidades nas culinárias italiana e francesa. Recentemente, ela também explorou o universo da culinária brasileira, conquistando o paladar europeu com o sabor caseiro de suas receitas, mostrando o verdadeiro sabor de Minas Gerais.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *