Dia Mundial da Poesia: amigos fazem vaquinha para pagar tratamento de poeta e professor com câncer
Emmanuel Santigo estava prestes a assumir cargo de professor na USP
O professor e poeta Emmanuel Santiago, 40 anos, morador de Jacareí, tinha um grande sonho: ser professor universitário em uma das maiores universidades do país, a USP (Universidade de São Paulo). Em dezembro de 2023, passou no concurso e, quando estava prestes a assumir o cargo de professor de Literatura Brasileira, descobriu um tumor no intestino.
Emmanuel está internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde janeiro de 2024. Após diversas cirurgias e complicações, recebeu recentemente o diagnóstico de câncer de intestino.
Em março, o poeta foi transferido para outro hospital em Jacareí, com muito mais estrutura, e está apresentando sinais de melhora.
No entanto, devido aos altos custos do tratamento, amigos fizeram uma vaquinha online, nesta terça-feira (19), para custear a permanência e a continuação do tratamento. O valor da meta é de R$ 250 mil reais, e em poucos dias o valor arrecadado já ultrapassa os R$ 80 mil.
“Ele foi transferido de hospital e agora ele está no processo de recuperação, mas ainda está precisando de muita ajuda, porque o hospital em que está agora tem altos custos, e o Emmanuel é professor. E a gente sabe que professor no Brasil, especialmente professor e artista, que é o caso dele, não é valorizado como deveria ser. Então, a solicitação pela vaquinha é justamente para tentar contribuir com essa possibilidade de manter vivo um poeta, de manter vivo um intelectual generoso, autêntico, original, que tem pensamentos e perspectivas literárias extremamente necessárias e críticas, que traz para a realidade uma perspectiva que eu considero, dentro do campo dos estudos literários, extremamente importante”, explica a amiga e também professora e poeta Francielly Baliana.
Em seus trabalhos, ele ensina, escreve e traduz diversas temáticas, desde poemas com críticas sociais, raciais e de gênero, até textos com perspectivas amorosas e filosóficas, por meio de formas das mais variadas, que vão do soneto ao haikai (forma curta de poesia japonesa).
“O Emmanuel é uma pessoa que merece viver, que precisa viver. Não só por ele, mas porque a gente, o mundo ganha muito com a vida dele, com a poesia dele, com a poesia que ele traduz, com a poesia que ele é”, diz Francielly.
No dia 27 de dezembro de 2023, em sua página no Instagram, ele publicou o seguinte poema do seu livro “A ave Lúcifer”, Editora Patuá, publicado em 2020:
“Todos os caminhos
levam ao labirinto,
pois labirínticos
são os desígnios
de um deus insone
que escreve torto
por ruas absurdas,
sem geometria.
Minha pele arrepia,
veludo incandescente;
atravesso a madrugada
feito um incendiário”.
(SANTIAGO, Emmanuel. A ave Lúcifer. São Paulo: Patuá, 2020)
Emmanuel Santiago é poeta, professor de Literatura, crítico literário e tradutor. Autor de dois livros, Pavão bizarro (poesia) e A narração dificultosa (crítica), além de ser Doutor em Literatura Brasileira e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, licenciado em Língua Portuguesa e bacharel em Estudos Literários pela UFOP.
Deixe um comentário