Dia Mundial da Atividade Física: Pessoas com menos condição financeira se exercitam menos
Com dados alarmantes sobre sedentarismo no Brasil, a data reforça a importância da atividade física como prática acessível
O Dia Mundial da Atividade Física, em 6 de abril, é uma data para alertar sobre os riscos do sedentarismo e os benefícios do exercício para a saúde integral. No dia seguinte, 7 de abril, comemora-se o Dia da Saúde, um convite à reflexão sobre nossos hábitos, já que a falta de atividade física está diretamente relacionada à falta de saúde.
O sedentarismo pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e até transtornos como depressão e ansiedade. Isso é preocupante do ponto de vista de saúde pública, especialmente considerando que no Brasil, metade da população adulta não pratica atividades físicas, segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2025.
Dados sobre a prática de exercícios no Brasil
Dados de uma pesquisa Datafolha, divulgada em janeiro deste ano, apontam que o hábito de praticar exercícios está associado a condições socioeconômicas. A pesquisa foi realizada entre 9 e 11 de dezembro de 2024, com 2.006 entrevistas em 113 municípios brasileiros e demonstrou que pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos são menos ativas fisicamente. Entre elas, apenas 47% se exercitam regularmente, já entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos, 66% praticam atividades físicas.
As atividades elencadas como mais populares entre os brasileiros fisicamente ativos, foram a caminhada (25%), seguida pela musculação (13%), futebol (7%) e bicicleta e corrida (6% cada).
Para os 47% de adultos sedentários, os principais motivos para não se exercitarem incluem falta de tempo (49%), preguiça (19%), não gostar (9%) e problemas de saúde (5%).
Esses dados demonstram a importância de políticas públicas de qualidade e iniciativas sociais voltadas à promoção da saúde, garantindo que a prática de atividade física se torne acessível e atrativa para toda a população, independentemente da condição social ou econômica.
A Organização Mundial da Saúde, por meio do Plano de Ação Global sobre Atividade Física, estabeleceu como meta a redução do sedentarismo em 10% neste ano e em 15% até 2030. Para isso, pretende criar ações em diferentes setores para promover a vida ativa, como melhoria de planejamento urbano que favoreça o exercício, acesso e segurança de infraestrutura para ciclismo e caminhadas e outras medidas que promovam saúde e melhor qualidade de vida.
Os benefícios da atividade física e como começar
O Dr. Antônio Silvio Amaral Costa, cardiologista e especialista em medicina interna, ressalta que exercícios físicos promovem bem-estar geral, reduzindo o estresse e a ansiedade, fatores que também impactam a saúde do coração. Além disso, têm efeito anti-inflamatório e regulam a glicose, prevenindo obesidade, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.
“Atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e natação, fortalecem o coração, melhorando sua capacidade de bombear sangue e oxigênio para o corpo. A prática regular diminui o risco de infarto e outras complicações cardíacas, ajudam a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de combater a obesidade e reduzir fatores de risco de doenças “, acrescenta.
Ele ainda recomenda que, para começar, caso não haja contraindicação, uma alternativa é uma pequena caminhada em local plano de 30 minutos por dia, 5 dias por semana, usando tênis. Isso já trará mudanças na qualidade de vida e estimulará a continuidade dos exercícios para a manutenção e melhoria da saúde física e mental.
Locais e programação gratuita
Em São José dos Campos, existem várias pistas de caminhada, além de quase 200 academias ao ar livre, equipadas com aparelhos acessíveis à população sem custo, algumas delas com equipamentos adaptados para pessoas com deficiência. Na cidade, o Dia da Saúde e o Dia Mundial da Atividade Física, serão comemorados com o Fitness Day, um evento gratuito com atividades de ginástica aeróbica e dança, no Centro da Juventude, a partir das 9h. Não é necessário inscrição, apenas roupas adequadas para a prática de exercícios. Também é possível se inscrever para grupos de ginástica e modalidades esportivas gratuitas por meio do aplicativo São José Viva.
Em Taubaté 114 academias ao ar livre, também estão disponíveis, equipadas com aparelhos de ginástica multifuncionais, voltados inclusive para o uso de pessoas idosas.
Foto: Reprodução/Freepik
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário