Dia Mundial da Água: 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável
Brasil contém 12% da água do planeta
No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos é essencial. Instituída pela ONU em 1992, a data possibilita o debate sobre a importância da água, considerada um patrimônio do planeta, e por isso deve ser protegida contra poluição e desperdício.
A água potável e o saneamento básico são reconhecidos como Direitos Humanos, fundamentais para a sobrevivência e o equilíbrio ecológico.
Apesar disso, no Brasil, cerca de 33 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Embora o país possua 12% da água doce mundial, sua distribuição é desigual, e o desmatamento e a degradação ambiental contribuem para a escassez do recurso.
Por isso, a preservação deve ser uma responsabilidade coletiva. Para contribuir, adote práticas simples, como escovar os dentes com a torneira fechada, tomar banhos curtos, evitar vazamentos, reaproveitar água da lavagem de roupas e apoiar políticas públicas de conservação ambiental. A preservação da água é essencial para garantir um futuro sustentável para todos.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário