AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Desvendando a Arquitetura de Tel Aviv – Israel

Desvendando a Arquitetura de Tel Aviv – Israel

Hoje, venho contar para vocês uma experiência que faz parte do Ciclo da Inovação Portobello, para profissionais de arquitetura e design do Brasil. Numa viagem…

Por Monica Midorikawa

Hoje, venho contar para vocês uma experiência que faz parte do Ciclo da Inovação Portobello, para profissionais de arquitetura e design do Brasil.

Numa viagem única, acompanhada da Arquiteta Mariana Lobo, além de visitarmos a capital de Israel, Jerusalém, e Belém, na Palestina, destinos tão conhecidos, tivemos a oportunidade de conhecer, entender e observar um pouco mais sobre a arquitetura e todos os elementos e cores marcantes de Tel Aviv, em Israel.

Tel Aviv é uma cidade vibrante e cosmopolita, localizada na costa do Mediterrâneo. Conhecida como a “cidade que nunca dorme”, oferece uma combinação única de cultura, urbanismo e arquitetura. Primeiro município judeu moderno construído em Israel, é o centro econômico e cultural do país. Fundada em 1909, como um assentamento judeu, a cidade cresceu rapidamente e se tornou um centro cosmopolita e culturalmente diverso, com uma dinâmica urbana marcada por uma arquitetura variada. Sua impressionante coleção de edifícios Bauhaus lhe rendeu o apelido de “Cidade Branca” e a classificação como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Foto: Acervo pessoal

O Ciclo da Inovação Portobello realiza uma viagem anual, com diversos profissionais de arquitetura e design do Brasil todo, para um país ou cidade relevante para a arquitetura ou o design. É o destino para um processo criativo com um grupo de profissionais participantes do Portobello + Arquitetura, programa de relacionamento da marca, bem como da equipe de design Portobello.

Durante uma semana, nos dedicamos à pesquisa e à observação da região escolhida, Tel Aviv, com curadoria e roteiro elaborado pela marca.

Foto: Acervo pessoal

A ideia é capturar as manifestações do capital cultural, social e ambiental do local, através do olhar de cada profissional. A diversidade de olhares, combinada com os códigos de design Portobello, dá início à criação de uma nova linha de produtos.

Foto: Acervo pessoal

E por que foi escolhido esse local?

Na década de 1930, muitos arquitetos judeus emigraram da Europa para Tel Aviv, fugindo do regime nazista. Fortemente influenciados pelas ideias modernistas e pela escola alemã Bauhaus, trouxeram consigo a abordagem arquitetônica revolucionária que se tornou conhecida como Estilo Internacional, o qual enfatizava a simplicidade, a funcionalidade e a estética minimalista. Os arquitetos buscavam uma linguagem universal de design, evitando ornamentações desnecessárias e priorizando a integração harmoniosa dos edifícios com seu ambiente.

Mariana Lobo, Mônica Midorikawa e José Júnior Gonçalvez (Foto: Acervo pessoal)

Foi, realmente, uma viagem extraordinária, em que o novo e o antigo existem em constante harmonia.

Gratidão!
Mônica Midorikawa

Monica Midorikawa

Uma das maiores empresárias do ramo do design, formada em fisioterapia, mas foi ao lado de seu marido que ela descobriu sua paixão pela arquitetura e design. Ela tratará toda a sua experiência para o Portal Aqui Vale com assuntos direcionados em arquitetura e design.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *