Caraguatatuba divulgou o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que estará em vigor de 1º de dezembro a 31 de março de 2026. O documento, oficializado pelo Decreto Municipal nº 2.381/2025, define protocolos de prevenção, monitoramento e resposta rápida para o período de maior risco de desastres relacionados às chuvas.
O plano estabelece responsabilidades entre as secretarias municipais e integra a atuação com Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Sabesp e EDP. As ações incluem acompanhamento contínuo de pluviômetros, análise de previsão do tempo, vistorias em áreas de risco e procedimentos para evacuações. Durante todo o período, equipes trabalharão em regime de plantão 24 horas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, “o principal no PPDC é que o documento estabelece as missões que cada secretaria precisa adotar em caso de emergência”. Ele afirma que o município utiliza dados do Cemaden, da Casa Militar e do INPE para orientar decisões e reforça que a prioridade é garantir a segurança de moradores e turistas na alta temporada.
Em caso de emergência, os contatos disponíveis são 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

