AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Defensoria Pública realizará mutirão para reconhecimento de paternidade no Vale com exame de DNA gratuito

Defensoria Pública realizará mutirão para reconhecimento de paternidade no Vale com exame de DNA gratuito

De acordo com a Defensoria Pública, além dos aspectos afetivos, o reconhecimento da paternidade apoia a garantia de diversos direitos

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, anunciou que irá realizar um mutirão gratuito para reconhecimento de paternidade nas cidades do Vale Paraíba e região. Ao todo, serão cinco cidades que irão realizar o mutirão:  Caraguatatuba, Jacareí, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté.

Os participantes receberão atendimento jurídico, exames de DNA e poderão participar de reuniões de conciliação entre as partes envolvidas para buscar acordos sem precisar de ação na Justiça.

De acordo com a Defensoria Pública, podem buscar o atendimento pessoas que tenham as seguintes demandas:

  • reconhecimento voluntário de paternidade, nos casos em que há consenso entre pai e mãe, seja por vínculo sanguíneo ou afetivo (pai de criação);
  • investigações, quando a pessoa apontada como pai tem dúvida sobre o vínculo sanguíneo com a criança/adolescente, e demanda realização de teste de DNA; e
  • maiores de 18 anos que desejam ser reconhecidos como filhos.

Em casos que exijam exame de DNA, a coleta do material genético nas audiências é feita por meio da parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de SP (Imesc) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O mutirão será realizado no dia 16 de agosto e para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site www.defensoria.sp.def.br. As inscrições se encerram no dia 13 de agosto.

De acordo com a Defensoria Pública, além dos aspectos afetivos, o reconhecimento da paternidade apoia a garantia de diversos direitos, como pagamento de pensão alimentícia e heranças.

A ação faz parte da campanha nacional “Meu Pai Tem Nome”, coordenada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *