Crianças joseenses vão lançar livro com nova versão da Chapeuzinho Vermelho
Um lobo bom, uma chapeuzinho colorida, diversos desenhos e muita fofura. Essa foi a receita que uma turma do pré 2 da Emei Elza Ferreira…
Um lobo bom, uma chapeuzinho colorida, diversos desenhos e muita fofura. Essa foi a receita que uma turma do pré 2 da Emei Elza Ferreira Rahal fez para a obra Chapeuzinho Arco-Íris, elaborada em conjunto por cerca de 30 crianças e as professoras.
O livro produzido na escola será lançado nesta sexta-feira (30), às 16h30, na própria escola infantil (Rua Paraná, 111, Vila Maria), em uma tarde de autógrafos para familiares e integrantes da comunidade escolar. O projeto considerou as propostas da rede de ensino municipal para o desenvolvimento da leitura e escrita pelos alunos do pré, realçando o protagonismo das crianças, que participaram de rodas de conversas para decidir o enredo e criaram desenhos para ilustrar a publicação.
Partiram das crianças da turma da professora Tatiana Mathias Guedes os detalhes importantes na reescrita do tradicional conto Chapeuzinho Vermelho, como o fato de o Lobo ser bom e a Chapeuzinho estar preocupada em comemorar o aniversário da Vovó.
Protagonismo
Segundo a professora da sala de leitura da escola, Aline Helena Machado, a inspiração para o livro surgiu após a leitura da obra tradicional e da versão Chapeuzinhos Coloridos, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, que conta sete histórias da personagem principal em cores e situações diferentes.
“As ideias foram de todas das crianças”, afirmou Aline. “Não queriam um lobo mau, então fizeram a versão dele bonzinho e a chapeuzinho com uma capa colorida de arco-íris, preparando uma festa de aniversário surpresa para a vovó. O retorno foi positivo. Eles são participativos e, com isso, pudemos incentivar a escrita e a leitura de todos.”
“Esse livro conta a história da Chapeuzinho Vermelho, só que diferente, do nosso jeito, achei muito legal”, disse Ana Júlia Ricotta de Siqueira, 6 anos. “Vamos autografar os livros para as pessoas, eu estou aprendendo a escrever meu nome.”
Miguel Ferracin Megda, também de 6 anos, ficou feliz com a participação. “A história é da Chapeuzinho Arco-íris e do Lobo, que é bonzinho. O que eu mais gosto de fazer é desenhar, e eu desenhei o Lobo no livro.”
Segundo a mãe do menino, Viviane Ferracin, a experiência na unidade escolar ficará marcada de forma especial na trajetória do aluno. “Miguel gosta muito dessa escola, ele fala que ama ler histórias e desenhar. Para ele, foi emocionante participar, está ansioso para o dia de autógrafos.”
Os pais de Ana Júlia Siqueira contribuem para o desenvolvimento da filha, que ama artes. “O projeto foi uma surpresa para nós, a Ana é muito criativa, ela vê os personagens de vídeos ou animações e começa a desenhar, ela tem veia artística”, disse Gustavo.
“Ela não nos contou sobre o livro, quer que seja surpresa, mas está animada e ama desenhar, então foi uma diversão e ela ensina o irmão mais novo”, completou Jéssica.
Deixe um comentário