AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Cotas para trans da UNICAMP são alvo de denúncia ao Ministério Público

Cotas para trans da UNICAMP são alvo de denúncia ao Ministério Público

Deputado afirma que só o Legislativo pode determinar cotas em universidades públicas

Por Portal Aqui Vale

O deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) publicou um vídeo nas redes sociais criticando a nova política de cotas da Universidade de Campinas (UNICAMP) para pessoas trans, não-binárias e travestis.

Ele argumenta que a medida é inadequada e afirma ter tomado ações como denunciar ilegalidades ao Ministério Público, protocolar um projeto de decreto legislativo para derrubar a decisão, pedir explicações ao reitor e apresentar uma moção de repúdio.

No vídeo, o deputado questiona se as cotas realmente promovem inclusão ou se elas dividem a sociedade e reforçam a ideia de grupos superiores e inferiores. Ele também reafirma que acredita que as cotas devem ser para pessoas vulneráveis, e não para categorias específicas como cor de pele ou orientação sexual.

Abduch alega que a medida do Conselho Universitário da UNICAMP infringe a competência do Poder Legislativo, que deve legislar sobre o tema, e critica o fato de a Unicamp, uma autarquia vinculada ao Executivo, tomar decisões que afetam a disponibilidade de vagas em uma instituição pública. Além disso, ele menciona a Lei Federal nº 12.711/2012, que trata das cotas para estudantes de escolas públicas, e afirma que não existem critérios semelhantes na legislação do Estado de São Paulo.

Por fim, ele pediu que fossem sustados os efeitos da deliberação do Conselho Universitário da UNICAMP sobre as cotas para pessoas trans.

Foto: Reprodução

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

1 Comentário em “Cotas para trans da UNICAMP são alvo de denúncia ao Ministério Público”

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 1 =