O Sistema de Consórcios no Brasil apresentou um crescimento significativo no primeiro quadrimestre de 2024, reafirmando o interesse e a confiança dos consumidores nesta modalidade de aquisição de bens e serviços. De janeiro a abril, as vendas de cotas aumentaram 4,7%, com 1,35 milhão de adesões, superando as 1,29 milhão registradas no mesmo período do ano passado.
Esse crescimento foi apoiado pelo aumento de 15,5% no tíquete médio de abril de 2023, que passou de R$ 72,40 para R$ 83,63 no mesmo mês deste ano. O volume de negócios totalizou R$ 108,67 bilhões no quadrimestre, um aumento de 21,0% em comparação aos R$ 89,82 bilhões do mesmo período em 2023.
José Pacelli Júnior, especialista da Pacelli Seguros, corretora de São José dos Campos, comentou sobre o cenário positivo.
“O aumento na adesão aos consórcios reflete a busca dos brasileiros por formas mais planejadas e acessíveis de adquirir bens e serviços. A modalidade de consórcio permite que as pessoas se organizem financeiramente, evitando o endividamento com altas taxas de juros dos financiamentos tradicionais.”, afirmou.
A distribuição setorial do montante atingido ficou assim: 551,38 mil adesões a veículos leves, 421,75 mil a motocicletas, 266,39 mil a imóveis, 76,32 mil a veículos pesados, 21,61 mil a eletroeletrônicos e 14,31 mil a serviços.
Ao contar com 55,2% dos consorciados ativos do setor de automóveis, o consórcio de veículos leves, que além de maior número no Sistema de Consórcios, fechou o quadrimestre com mais de 25% de alta nos negócios realizados. No acumulado de abril, houve mais de 550 mil cotas comercializadas. No setor, que inclui automóveis, camionetas e utilitários, houve crescimento ainda nos demais indicadores, com destaque para o tíquete médio de abril, que aumentou 28,9% sobre o do mesmo mês do ano passado.
José acrescenta que a confiança dos consumidores no sistema de consórcios também está ligada à solidez e à transparência das administradoras, que têm se esforçado para oferecer melhores condições e segurança para os consorciados.
“A Pacelli Seguros, por exemplo, tem investido em campanhas educativas nas redes sociais, com o objetivo de manter uma comunicação clara e transparente sobre os benefícios dos consórcios, o que fortalece a credibilidade do sistema como um todo”, completou.
O crescimento contínuo das adesões aos consórcios mostra que os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância do planejamento financeiro e da busca por alternativas que ofereçam segurança e estabilidade na aquisição de bens e serviços. Essa tendência deve se manter nos próximos meses, consolidando o consórcio como uma das principais opções de compra no país.
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