O Ciesp de São José dos Campos celebra seu 54º aniversário, em 29 de novembro, comemorando a união da indústria regional, expressa na reeleição da diretoria para o quadriênio 2026–2029. Com chapa única inscrita, formada por representantes de destaque do setor, o processo eleitoral reafirmou o compromisso com a continuidade e o fortalecimento da representatividade institucional.
A indústria local segue coesa e sinérgica no propósito de posicionar o Ciesp como seu porta-voz e defensor permanente de medidas e propostas voltadas ao seu fortalecimento e avanço. Sob a jurisdição da Diretoria Regional, além da cidade-sede, estão outros sete municípios: Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e São Sebastião. Em todos eles, prevalece o consenso de que estamos no caminho certo para promover o desenvolvimento contínuo do nosso setor — fundamental para o crescimento sustentado da economia, a inclusão e o bem-estar social.
Na gestão que se encerra, nosso trabalho incluiu a reforma da sede, que se consolidou como ponto de encontro sempre de portas abertas aos industriais. A Rodada de Negócios bateu seguidos recordes. Outros eventos que promovemos, como o Almoço & Negócios e o Networking Café, também obtiveram grande destaque de público e ampliaram a rede de relacionamento dos participantes. Nossos canais de comunicação — incluindo o novo Podcast Ciesp — nunca foram tão ativos. As ações ganharam destaque na imprensa e nas mídias sociais.
Outro avanço expressivo diz respeito à representatividade da mulher na indústria regional, impulsionada pela criação do Confem, instituído para ampliar a participação feminina. O engajamento das participantes resultou em iniciativas práticas relevantes, como o programa Elas na Indústria, que vem capacitando numerosas alunas.
Nossos comitês também são uma frente importante do trabalho do Ciesp São José dos Campos. Entre eles, destacam-se os de Relações Trabalhistas, Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Pessoas, Saúde e Comércio Exterior. Algumas das iniciativas que alavancamos, junto a outras entidades, incluem a Nova Escola Senai, que traz à região um investimento de mais de R$ 100 milhões em uma nova escola de alta tecnologia focada na demanda das indústrias da região, além dos programas Acelera Startup, Jornada de Transformação Digital e Startup On.
Ainda em nossa primeira gestão, inauguramos o polo regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, que funciona em nossa sede em São José dos Campos, proporcionando mais segurança jurídica às empresas, com agilidade, sigilo e economia. A capacitação também é uma bandeira essencial do nosso trabalho: cresce a cada ano o número de pessoas que participam dos cursos, treinamentos e consultorias que oferecemos. Em relação ao período pré-pandemia (2019), o aumento dessas atividades foi superior a 250%.
Além de todas as ações voltadas ao desenvolvimento das indústrias, apoiamos diversas campanhas de solidariedade e iniciativas sociais. Acreditamos profundamente no compromisso com o bem-estar comunitário e no valor da empatia.
Apesar de todas as conquistas e do reconhecimento dos industriais de nossa região, que nos reconduziram à liderança do Ciesp, não nos acomodaremos com as realizações do primeiro mandato. A relevância e o dinamismo da manufatura, o boom tecnológico e as mudanças cada vez mais rápidas nos cenários do Brasil e do mundo exigem que continuemos proativos e totalmente dedicados à constante inovação e ao fortalecimento permanente do nosso setor. É com esse espírito que comemoramos mais um aniversário do Ciesp São José dos Campos.
*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
**Alexandra Calixto Gioso é a diretora-titular do Ciesp São José dos Campos.

