Compositoras combatem pobreza menstrual em Jacareí com arrecadação de absorventes para instituições de apoio social
Ação tem dez pontos de coleta, além de PIX, e faz parte do Festival Cantautoras do Vale, contemplado com lei de incentivo municipal para shows em janeiro, na sala Mário Lago
Agendado para 18 e 19 de janeiro, em Jacareí, o Festival Cantautoras do Vale sensibiliza desde agora a população local sobre direitos do universo feminino dando início a uma campanha de arrecadação de absorventes em pontos de coleta espalhados pela cidade. As doações podem ser feitas nos próximos dois meses (veja endereços ao fim do texto) e serão encaminhadas pela organização do evento a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, fomentando teias complementares a programas públicos pela Dignidade Menstrual.
Formada por compositoras de Jacareí e Vale do Paraíba Paulista, a coletiva (como se denominam) Cantautoras do Vale foi criada para, entre principais objetivos, ressaltar a importância de uma rede de acolhimento entre mulheres. Neste primeiro festival de música, o grupo reafirma o compromisso mobilizando, até 24 de janeiro, doações de itens de higiene menstrual em espaços de convivência públicos ou parceiros situados no centro da cidade, no Parque Itamarati (região oeste), no Jardim Mesquita (região leste) e no Jardim Paraíba (região noroeste). Há também uma chave PIX e outro ponto de coleta no Jardim Esplanada (região oeste), em São José dos Campos. Instituições como a Ilê das Pretas serão beneficiadas.
Estão sendo arrecadados em caixas da campanha, desde 22 de novembro, absorventes descartáveis (internos ou externos), coletores menstruais e calcinhas higiênicas limpos e sem uso. “Nos dias de festival, também haverá arrecadação no local. É um esforço conjunto de combate à pobreza menstrual, ainda agravante de exclusão social a quem não dispõe de instalações adequadas para higiene, principalmente, durante o período do fluxo sanguíneo. É por saúde e também por dignidade menstrual de pessoas cis, trans, não-binárias e demais que menstruam”, enfatiza Cinthia Jardim, produtora executiva do projeto.
Por que doar? Além de parte relevante na promoção de equidade de gênero, justiça social, educação e conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual, o acesso facilitado a estes itens de higiene é também a validação de direitos humanos. Dados citados na Cartilha do Programa Dignidade Menstrual, lançada em fevereiro de 2024 pelo Governo Federal, comprovam que a menstruação é motivo para jovens perderem aulas (1 em cada 4 estudantes que menstruam, no Brasil) e dias de trabalho, entre a frequente submissão a outras séries de restrições e constrangimentos, por não terem dinheiro para comprar absorventes.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), há 500 milhões de pessoas no mundo que menstruam sem condições que garantam segurança e higiene adequadas durante o período –o que favorece isolamentos e usos de materiais impróprios, como jornais e miolos de pão, para absorção do fluxo sanguíneo, complementa a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Sobre o Festival Cantautoras do Vale – Pensado para todas as idades, incluindo atração infantil, e com acessibilidade assegurada por adequações físicas, por traduções presenciais em libras e por textos alternativos em redes sociais, este projeto foi beneficiado pela Lei Municipal 3.648/1995 (a LIC, Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí) e realizará shows autorais de artistas mulheres nos dias 18 e 19 de janeiro, sempre das 16h às 21h, na sala Mário Lago.
Com realização de Cinthia Jardim Produções Culturais, o evento é patrocinado pela multinacional brasileira Suzano, maior produtora mundial de celulose e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável, com uma das unidades em Jacareí.
O Festival Cantautoras do Vale celebra talentos e força da música autoral feminina do Vale do Paraíba Paulista com 8 shows de 9 cantautoras, entre atrativos. Sobem ao palco, sábado, Dóris Mendes, Amanda Menconi (com grupo Pimenta na Roda), MIRA e Vivian Pelodan; no domingo, Cinthia Jardim (com participação de Andressa Neiva), Ligia Kamada, Julie Ramos e Maysa Ohashi (com participação de Bea Cândia). O apoio institucional é da Fundação Cultural de Jacarehy e da Prefeitura Municipal de Jacareí.
SERVIÇO CAMPANHA
Arrecadação Cantautoras do Vale de Combate à Pobreza Menstrual
Até 24 de janeiro de 2025
Recebe doações de absorventes descartáveis (externos ou internos), coletores menstruais ou calcinhas higiênicas (limpos e sem uso).
CHAVE PIX: maysaohossi@gmail.com (para doações de qualquer valor)
PONTOS DE COLETA JACAREÍ*:
>> Casa do Parque da Cidade – centro
Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489
De seg. a sex., das 8h às 13h
>> Estação Cultural – centro
Praça Raul Chaves, 110
De seg. a sex., das 8h às 13h
>> Sala Mário Lago – centro
R. Barão de Jacareí, 122
De seg. a sex., das 8h às 13h
Dias 18 (sáb.) e 19 (dom.) de jan., das 16h às 21h
>> MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba) – centro
R. Quinze de Novembro, 143
De seg. a sex., das 8h às 13h
>> Pró-Memória Jacareí Arquivo Público e Histórico – centro
R. Alfredo Schurig, 300
De seg. a sex., das 8h às 13h
>> Faculdade Anhanguera – centro
R. Santa Catarina, 75
De seg. a sex., das 8h às 22h
>> ELM (Escola Livre de Música) – Jd. Mesquita
R. Juscelino Kubitscheck, 130
De seg. a qui., das 9h às 21h; sex., das 9h às 18h
>> Uai-FAI BRASIL – Jd. Paraíba
R. Luiz Simon, 50
De qui. a dom., das 19h à 0h
>> Rede Graúna – Pq. Itamarati
R. Conselheiro Antônio Prado, 393
Durante atividades agendadas
PONTO DE COLETA SJC*:
>> School of Rock – Jardim Esplanada
Av. Anchieta, 745Seg., ter., qua. e sex., das 13h às 22h;
qui., das 9h às 22h; sáb., das 9h às 13h
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário