AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Como evitar cair em golpes no final do ano

Como evitar cair em golpes no final do ano

Os golpes online acontecem durante o ano todo, porém com a chegada das férias e as festas de final de ano, os golpistas aumentam a…

Por Igor Guedes

Os golpes online acontecem durante o ano todo, porém com a chegada das férias e as festas de final de ano, os golpistas aumentam a operação.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), três em casa dez brasileiros já caíram em golpe ou tentativa no ano de 2022. Em junho de 2023, 31% das pessoas já caíram em algum tipo de golpe.

“Os constantes avanços tecnológicos com a explosão do número de pessoas, de variadas idades e gerações, que possuem na palma de suas mãos um ‘computador’, que são usados para armazenar documentos pessoais, dados, senhas bancárias, fotos familiares etc., mudaram radicalmente os hábitos dos brasileiros. Porém estas mesmas pessoas não foram “digitalmente capacitadas” para operarem por tais computadores e, infelizmente, com essa falta de instrução digital, os criminosos veem uma fraqueza da sociedade e se utilizaram para praticar os mais diversos e engenhosos crimes com o uso dos meios tecnológicos”, explica Marcelo Paes, delegado de polícia do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São José dos Campos.

Para evitar cair em golpes e aumentar a segunda, Marcelo traz algumas dicas. Confira:

  1. Cuidado com as suas senhas – não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS.
  2. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador;
  3. confira seu cartão após uma compra – ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha de cartão de crédito antes de digitar a sua senha e proteja o código de segurança;
  4. ative duplo fator de autenticação – sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção como e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
  5. Se mesmo tomando as cautelas, for vítima de algum crime, primeiro entre em contato com seu gerente bancário de bloqueio sua conta, senhas, cartões, código itoken etc.,

Se cair em algum golpe, providencie a coleta de todos os documentos e registre um boletim de ocorrência, que pode ser feito pelo site da Polícia Civil do Estado de São Paulo, ou presencial na delegacia de polícia da sua região, para que as medidas de polícia judiciária sejam adotadas.

Igor Guedes

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *