AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Com aval da Justiça, Caraguatatuba recebe marcha da maconha

Com aval da Justiça, Caraguatatuba recebe marcha da maconha

Primeira edição do evento em Caraguatatuba discute direito ao cultivo, justiça social e uso medicinal da planta, com autorização judicial e promessa de manifestação pacífica

Por Portal Aqui Vale
Foto: Ana Ruff/Reprodução

Caraguatatuba recebe dia 4/10 (sábado) a primeira edição da Marcha da Maconha. Sob o lema ‘Pela liberdade da planta no quintal!’, o coletivo reivindica o direito ao cultivo, justiça social e o fim da criminalização.

A organização promete uma manifestação pública, pacífica, construída de forma coletiva, independente e sem patrocínios. A pauta deste ano também inclui uma reflexão sobre a importância das mães atípicas no movimento associativo canábico.

Polêmica

A realização do evento trouxe bastante polêmica na cidade, mas, por determinação judicial do juiz Eduardo de França Helene, a marcha foi autorizada.

O Governo Municipal de Caraguatatuba informou, por nota oficial, que é contrário ao uso de qualquer substância ilícita, mas cumprirá integralmente a decisão da Justiça, no que tange ao controle de tráfego e isolamento parcial do percurso informado.

Para a gestão do município, por se tratar de um tema sensível e de grande impacto social, seria adequado promover um fórum aberto à população, garantindo espaço para um amplo debate sobre o assunto, especificamente sobre o uso medicinal do canabidiol.

A administração municipal reforçou, ainda, que a associação responsável pelo evento foi advertida em audiência realizada no dia 2 de outubro de que o uso recreativo ao longo da passeata não está permitido e nem será tolerado, de forma que agentes de segurança estarão presentes para garantir o cumprimento da decisão judicial com o objetivo de zelar pela ordem pública, a segurança dos cidadãos e o respeito às leis.

História

A primeira manifestação da marcha no Brasil ocorreu em 2002, no Rio de Janeiro. A iniciativa inspirou a formação de grupos em outras cidades do país, e hoje o movimento é realizado em cerca de 35 municípios, como na foto, em Porto Alegre, em 2024.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile