Colgate Clean Mint é interditada pela ANVISA por causar reações adversas
Inchaço e irritação estão entre os sintomas
A Anvisa determinou a interdição das vendas e distribuição do creme dental Colgate Clean Mint. A medida, divulgada ontem (26), estabelece um prazo de 90 dias para adequação e foi tomada com base em relatos de efeitos adversos enviados ao órgão, além de reclamações de consumidores na plataforma Reclame Aqui.
Os principais sintomas descritos incluem inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.
Recentemente, o produto passou por uma reformulação, que substituiu o ingrediente fluoreto de sódio por fluoreto de estanho. Essa mudança pode ter causado a reação em algumas pessoas mais sensíveis à nova composição.
Vale destacar que o fluoreto de estanho é amplamente utilizado em produtos odontológicos devido às suas propriedades anticárie, antibacterianas e remineralizantes.
A Anvisa segue monitorando os efeitos e, em caso de reações adversas, disponibiliza um formulário para notificação. A recomendação é que os consumidores suspendam o uso do produto imediatamente e procurem orientação médica caso necessário.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário