Cerca de 84,5% da população tem preconceito contra mulheres
Estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado nesta segunda-feira (12), revelou que 84,5% da população brasileira têm pelo menos um tipo…
Estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado nesta segunda-feira (12), revelou que 84,5% da população brasileira têm pelo menos um tipo de preconceito contra as mulheres.
A pesquisa foi realizada em 80 países e, segundo o levantamento, quase 90% da população mundial, sem importar o sexo, tem algum tipo de preconceito contra as mulheres.
Quatro medidas foram levadas em consideração, são elas: integridade física, educacional, política e econômica.
O pior indicador é em relação à integridade, violência íntima e direito à decisão de querer ou não ter filhos, 75,56% dos homens têm esse preconceito, e 75,79% das mulheres também.
Na política, 39,91% das pessoas acreditam que mulheres não são tão boas políticas quanto os homens.
31% dos brasileiros afirmam que homens fazem melhores negócios do que as mulheres e que homens têm mais direito ao trabalho que as mulheres.
O menor índice ficou na área da educação, apenas 9,59% acreditam que a universidade é mais importante para o homem do que para a mulher.
Comparação com o último relatório
O relatório mostra que 15,5% dos brasileiros não têm preconceito contra as mulheres. Segundo os números de 2012, que eram de 10,2%, houve um avanço de apenas cinco pontos percentuais.
O Brasil apresentou números equivalentes a países como Chile, México, Guatemala, Eslováquia e Romênia.
Mundo
Segundo a amostra, mais de 25% da população mundial crê que é justificável um homem bater em sua esposa.
Cerca de 87% das mulheres e 90% dos homens apresentaram ao menos um preconceito de gênero nas bases analisadas.
Quase 50% acredita que os homens são melhores líderes políticos e 2 em cada 5 concordam que os homens são melhores executivos de negócios que as mulheres.
Deixe um comentário