AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Cemitério de Paraibuna é famoso por frase emblemática em sua fachada

Cemitério de Paraibuna é famoso por frase emblemática em sua fachada

No início da década de 1960, uma batida entre dois aviões encheu o cemitério de vítimas e acabou chamando a atenção da imprensa para a frase que foi divulgada para todo o Brasil

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

O Cemitério de Paraibuna, no interior de São Paulo, é famoso devido à combinação de suas características históricas e atmosfera que desperta mistério e curiosidade. Fundado em 1894, ele guarda memórias das antigas famílias da região, com sepulturas centenárias e jazigos de figuras proeminentes, refletindo o passado religioso e cultural da cidade.
Mas o que desperta mais interesse nas pessoas é a inscrição enigmática na fachada do cemitério que diz “Nós que aqui estamos por vós esperamos,” uma frase que causa impacto nos visitantes e reforça o imaginário em torno do local.


A arquitetura colonial e os sepulcros antigos oferecem uma visão única da história local, atraindo turistas interessados no turismo histórico e em histórias de cunho sobrenatural associadas ao local, que reforçam sua fama na região e no Vale do Paraíba.
A origem exata da frase é desconhecida, mas ela faz o visitante refletir sobre a transitoriedade da vida e a inevitabilidade da morte. Em Paraibuna, essa frase gravada no portal do cemitério ganhou um significado especial, tornando-se uma espécie de marco cultural para a cidade.
Populares contam que a frase foi copiada por um padre, que trabalhava em Paraibuna, de um cemitério da Europa. Originalmente a frase dizia “Nós que aqui estamos por vossas orações esperamos”, contudo, ao ser colocada na fachada do cemitério paraibunense, a frase teve o seu entendimento alterado. Para essa versão não há confirmação histórica ou biográfica.


A frase, segundo o saudoso jornalista João Rural, teria sido colocada por um padre com o objetivo de lembrar aos católicos que os mortos precisam de suas orações. No início da década de 1960, uma batida entre dois aviões encheu o cemitério de vítimas e acabou chamando a atenção da imprensa para a frase que foi divulgada para todo o Brasil.


O cemitério de Paraibuna no cinema
A famosa frase serviu de inspiração para um documentário que teve direção de Marcelo Masagão, lançado em 1999. ‘Nós que Aqui Estamos por vós Esperamos’ é uma leitura cinematográfica da obra literária ‘Era dos Extremos’, do historiador britânico Eric Hobsbawm.

No filme, a fachada do cemitério inspira reflexões sobre a vida, a memória e o século XX, em um enredo que mistura imagens de arquivo, eventos históricos e histórias de vidas comuns. A frase simboliza um diálogo entre o presente e o passado, tornando-se parte de uma reflexão sobre o ciclo da vida e as memórias que perpetuamos

O filme foi premiado no Festival de Gramado em 2000 por sua montagem e no Festival do Recife como melhor filme, melhor roteiro e melhor montagem. A produção custou aproximadamente R$ 140 mil, sendo R$ 80 mil somente para pagar direitos autorais de imagens e fragmentos de vídeos.
Leia a reportagem completa no nosso site. Link na bio.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *