Carlos Alberto Rodrigues foi um dos melhores jogadores da chamada era de ouro do futebol brasileiro. Atuando como volante, ele vestiu a camisa tricolor do São Paulo Futebol Clube nas décadas de 1960/70. Foi considerado por Pelé como o marcador mais leal que o enfrentou. Ele formou um meio-campo antológico ao lado de Gerson e Pedro Rocha na equipe do Morumbi. Um livro, com sua rica biografia, foi lançado num evento realizado no Clube de Campo Santa Rita, na noite da última sexta-feira, 12 de julho, em São José dos Campos.
Carlos Alberto Rodrigues escolheu São José para promover o lançamento de seu livro porque desde que parou de jogar futebol escolheu esta cidade para fixa residência. Aqui seus filhos, Adriana e Juninho Rodrigues, têm negócios e formaram uma grande rede de amigos.
Inúmeras personalidades da sociedade joseense prestigiaram o concorrido evento. De Minas Gerais, veio o também ex-jogador Buião, que marcou época vestindo a camisa de clubes tradicionais como Atlético Mineiro, Corinthians e Flamengo. Com Carlos Alberto, Buião jogou com Carlos Alberto Rodrigues no futebol paranaense.
A capa do livro de Carlos Alberto traz uma foto rara em que Pelé aparece no chão, tentando desarmar o volante, em jogo pelo Campeonato Brasileiro de 1973. Além do São Paulo, clube pelo qual foi bicampeão paulista, em 1971/72, Carlos Alberto Rodrigues atuou também pelo Grêmio de Porto Alegre, Colorado (atual Paraná Clube) e Athetico Paranaense de Curitiba, Santa Cruz do Recife, Uberaba, XV de Novembro de Piracicaba e Taubaté Esporte Clube.
O evento de lançamento da biografia do ex-craque marcou também a comemoração de seus 77 anos de idade, completados justamente na data de 12/07.
O livro, com 258 páginas, é de autoria do escritor curitibano Josias Lacour, que como repórter esportivo acompanhou de perto a trajetória profissional de Carlos Alberto Rodrigues e é amigo da família do ex-craque há mais de 45 anos. Trata-se de uma narrativa, feita em terceira pessoa, na qual o personagem central relata sua vida desde o nascimento, em São Miguel Paulista, aos dias atuais. Ele traz histórias muito interessantes dos bastidores do futebol brasileiro nos anos imediatamente anteriores e posteriores à conquista do tricampeonato mundial pela Seleção Brasileira.
Suas páginas são ilustradas por fotografias de times e de jogadas protagonizadas por Carlos Alberto Rodrigues em mais de 20 anos de carreira. Depois que parou de jogar, ele ainda se dedicou à função de treinador.
Lançado pela editora Instituto Memória, o livro de Carlos Alberto Rodrigues pode ser adquirido através do site da editora que se compromete a enviar o exemplar adquirido diretamente para o endereço cadastrado pelo comprador. O link para venda é este: Centro de Estudos da Contemporaneidade – Cesta de Compras (institutomemoria.com.br)
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

