Caraguatatuba reforça orientações sobre doenças infecciosas no Carnaval
Ação acontece durante todos os dias de folia e visa alertar foliões para os cuidados
A Prefeitura de Caraguatatuba vai reforçar o alerta para os riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gastrointestinais durante o Carnaval. A ação será coordenada pela Secretaria de Saúde. Durante os dias de folia, de 1º a 4 de março, a ação se concentra na Praça do Caiçara, na Rua Dr. Paul Harris no Centro, das 17h às 22h, com distribuição de insumos ao longo da avenida durante a passagem dos blocos.
De acordo com a administração municipal, no período de festas o risco de transmissão aumenta devido à maior interação social entre pessoas e consumo de álcool e outras substâncias em maior escala. As organizações de Saúde reforçam que o contato sexual desprotegido pode transmitir ISTs como HIV, HPV, gonorreia, sífilis e hepatites virais. Essas infecções também podem ocorrer por contato com mucosas ou secreções corporais contaminadas.
Prevenção
A prevenção inclui o uso de preservativos e a realização de testes regulares. Na ação, serão distribuídas ao menos 100 mil unidades de preservativos internos e externos, gel lubrificante e folders com orientação sobre ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis), PEP (profilaxia pós-exposição) e PREP (profilaxia pré-exposição).
Na cidade, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (Uami), já começou a investir em prevenção, distribuição de insumos e campanhas educativas. Além disso, a equipe da Uami vai percorrer a Rodoviária de Caraguatatuba na sexta-feira (28), na abertura do carnaval, das 15h às 17h, para entregar materiais educativos, com intuito de ampliar a campanha aos moradores e turistas.
Doenças gastrointestinais
As doenças gastrointestinais também devem receber atenção. Em geral, são transmitidas pelo consumo de água ou alimentos contaminados e pelo contato com pessoas infectadas. O vírus pode permanecer em superfícies, o que facilita sua propagação. Os sintomas incluem diarreia intensa, vômito e febre.
As orientações incluem:
Evitar gelo de procedência desconhecida;
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel;
Evitar alimentos vendidos por ambulantes não credenciados;
Consumir apenas água tratada e de fonte segura;
Seguir boas práticas de manipulação de alimentos.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Reprodução
Deixe um comentário