Caraguatatuba está em destaque no cenário regional ao ser finalista em três categorias do 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025, promovido pela Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte (AMVALE). A cerimônia de premiação será nesta quinta-feira (27), em Tremembé (SP), e deve reunir iniciativas que simbolizam inovação, eficiência e compromisso com a gestão pública de qualidade.
Ao todo, 34 cidades se inscreveram na edição deste ano e foram apresentadas 232 iniciativas, das quais 93 foram classificadas para a fase final em 20 categorias. O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar políticas públicas que promovam transparência, sustentabilidade, eficiência administrativa e impacto social positivo.
Caraguatatuba segue na disputa entre os finalistas em duas categorias institucionais e uma categoria especial:
• Categoria 8 – Trabalho e Crescimento Econômico: Festival do Mexilhão, iniciativa da Secretaria de Turismo em parceria com a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC).
• Categoria 15 – Vida Terrestre: Programa de Recuperação de Vegetação de Praias (Jundu), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
• Categoria Especial – Terceiro Setor: o morador de Caraguatatuba, Gigliardi Ferreira, é finalista com o projeto Guardião das Costeiras, que mobiliza a sociedade civil em defesa das áreas costeiras e da educação ambiental.
A Gestão Responsável, que é o eixo central do prêmio, valoriza práticas públicas baseadas em ética, inovação e sustentabilidade. Com importantes projetos classificados, Caraguatatuba segue confiante na cerimônia que premiará as iniciativas que mais contribuíram para o avanço da gestão pública em toda a região.

