Câncer de próstata: número de atendimentos no Vale aumentam para 21%
Na maioria dos casos, o tumor tem um crescimento lento e apresenta poucos sintomas nas fases iniciais

Neste mês, a campanha “Novembro azul” fala sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O número de atendimentos da doença teve um aumento de 21% nas cidades do Vale do Paraíba, Serra e Litoral Norte.
De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, em 2024, houve 8.925 atendimentos. Já em 2025, o número cresceu para 10.802. As internações também cresceram em comparação a 2024: o aumento foi de 24,8%.
Os principais sinais de alerta para a doença são:
– dificuldade ou ardor para urinar;
– vontade de urinar frequente;
– esvaziamento incompleto da bexiga;
– jato urinário fraco;
– gotejamento;
– mais raramente, presença de sangue na urina;
– dor na região pélvica.
O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento anormal e desordenado das células desta glândula. Embora alguns casos sejam agressivos e possam se espalhar para outros órgãos (metástase), na maioria das vezes, o tumor tem um crescimento lento e apresenta poucos sintomas em suas fases iniciais.
O tratamento é individualizado e considera o estadiamento da doença, a idade e o estado geral de saúde do paciente. As abordagens incluem cirurgia, frequentemente associada à quimioterapia e/ou radioterapia.
É importante notar que o câncer de próstata pode ser assintomático no início. Além disso, sinais como dificuldade para urinar nem sempre indicam câncer, podendo ser causados pelo aumento benigno da próstata relacionado à idade, conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)


Deixe um comentário