Câmara de Campos do Jordão aprova criação de taxa de preservação ambiental
Medida vai cobrar visitantes por veículo e destinar recursos à conservação e recuperação de áreas impactadas pelo turismo
A Câmara Municipal de Campos do Jordão aprovou, nesta segunda-feira (25), a criação da Taxa de Preservação Ambiental (TPAM). A medida tem como objetivo arrecadar recursos para a preservação, conservação e recuperação das áreas impactadas pelo intenso turismo na cidade.
O projeto, de autoria do prefeito Caê (Republicanos), recebeu 12 votos favoráveis e contou com uma ausência na votação. Agora, segue para sanção do Executivo.
A cobrança será feita por veículo, com base na Unidade Fiscal Jordanense (UFJ), que em 2025 equivale a R$ 6,67. O sistema de arrecadação e fiscalização poderá ser administrado diretamente pelo município ou repassado a empresas terceirizadas por meio de concessão.
Segundo a justificativa do projeto, a taxa pretende garantir que parte dos custos da manutenção da cidade seja compartilhada com os visitantes, já que o turismo, embora essencial para a economia local, gera impactos significativos na infraestrutura urbana e no meio ambiente.
A sociedade já não aguenta mais tantos tributos. Planejar uma viagem e ainda contar com despesas extras não é tarefa fácil para a classe média. Que paga para estacionar em vias públicas e se for furtado ou roubado o veículo, o prejuízo é só do proprietário, a prefeitura não arca com nada. Devemos evitar municípios que cobram a TPA, até porque, sabemos que irão acrescentar aditivos para usar a verba arrecada para outras finalidades que não apenas ambiental. Isso é fato na gestão pública e não teremos transparência nos gastos. Lamentável. Os caravanistas viagem o ano inteiro e levam renda para inúmeras cidades. Não enxerga quem não quer.
Como é facil mexerem no seu bolso! Assim como Ubatuba, Fernando de Noronha, agora Campos. Eu NUNCA MAIS irei.Tenho dó dos comerciantes
Meus pêsames!
coitado do comrrvio….eu mesmo NUMCA mais itei….kkkk