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Brasil Brau: leveduras larger, mundo das IPAs e a evolução das cervejasartesanais low no país

O maior evento da indústria cervejeira na América Latina vai até quinta-feira (13/06) no São Paulo Expo, reunindo os principais players do mercado nacional, internacional e empreendedores

Por Portal Aqui Vale

O segundo dia da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC), que integra a 17ª edição Brasil Brau, maior evento da indústria na América Latina promovido e organizado pela GL events Exhibitions, contou com a abertura do palestrante Martin Zarnkow, Technical University Munich da Weihenstephan (cervejaria alemã considerada a mais antiga do mundo). Pela primeira vez na Brasil Brau, Zarnkow discursou sobre o tema “Desvendando os segredos das leveduras lager: história, origem e futuro”.

“Esse encontro é extremamente importante para o Brasil e todo o continente. O número de cervejarias está aumentando e o mercado está muito mais diversificado, e o Brasil é um país rico e próspero”, acredita. Com entusiasmo e um apaixonado pelo universo da cerveja, ele iniciou a carreira no segmento aos 16 anos, pois seu desejo era ser cervejeiro e malteiro. “O setor está numa crescente, além de ter um enorme potencial”, diz.

Segundo Zarnkow, sobre a levedura lager, ele procura colaborar, entender e encontrar soluções para o futuro. “Elas prosperam em temperaturas mais frias e as cepas de levedura fermentam melhor entre 16 e 20 graus”, conta. E recomenda: “A cerveja, a princípio, é saudável. E ainda temos a sem álcool. Portanto, escolha as zero álcool ou beba a quantidade normal estabelecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde”.

Novidades no mundo das IPAS e desafios da cerveja artesanal

Os profissionais da Barth Haas Group Alejandro González, especialista em soluções cervejeiras, e Markus Ernst, gerente de vendas técnicas, comentaram sobre “Mundo das IPAs: a evolução contínua do dry hopping”.
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“O mercado está em constante progresso e evolução do dry hopping, técnica utilizada na produção de cerveja para potencializar seu sabor e aroma, tornando-os mais acentuados”, explica González. “Técnicas atualizadas e pesquisas científicas estão moldando o cenário cervejeiro atual, além das inovações no uso do lúpulo na cervejaria artesanal. O tempo é importante, o processo, produto, a levedura”, destaca Ernst.

Como moderador da mesa “Desafios e oportunidades do mercado de cerveja artesanal”, Gilberto Tarantino, Luiza Tolosa, Junior Bottura e Raul Schuchovsky debateram sobre o tema. “O setor precisa olhar para o mercado como um todo. O mercado norte-americano está na frente e é necessário pensarmos em como aprender com isso. Eu acredito que a união é a base de tudo”, afirma Bottura.

“Não temos mais espaço para uma cerveja ruim. A oportunidade é mostrar o que é uma cerveja artesanal e não tentar concorrer com as grandes. A artesanal sai da alma e cada uma delas é única”, acredita Schuchovsky. E acrescenta: “Essa é a graça, pois cada uma tem a sua característica, proporciona uma experiência diferente e esse é o futuro do mercado”, complementa.

Gilberto Tarantino, presidente da ABRACERVA, comenta que estamos passando por um momento histórico que é a Reforma Tributária. “Isso vai mudar a nossa história, pois o governo brasileiro vai criar o Imposto Seletivo. E quando falamos da união do segmento, vejo como é importante os artesanais estarem alinhados com as grandes indústrias. O setor precisa se organizar e com o apoio dos grandes players do mercado, nós entramos com pedido (na Reforma) para que as cervejarias artesanais, que estão no Imposto Simples, não tenham essa tributação”, explica.

Pedro Butelli, co-fundador e diretor criativo da Hocus Pocus, finalizou o CBCTEC e comentou sobre a sua trajetória como empreendedor, lições aprendidas, desafios e vitórias. “Começamos em 2014 no Rio de Janeiro com apenas duas pessoas. Fomos crescendo organicamente, criando uma empresa de logística, um bar, e nossa fábrica em 2018. É preciso persistência, paciência, muito trabalho e muito foco em gestão e estratégia”.

A criatividade também é fundamental para o negócio. “O principal caminho é o de expressar os valores únicos da empresa para os consumidores. Assim, usamos a cervejaria como um canal para mostrarmos quem somos através da criação de um ‘mundo’ novo, onde passamos mensagens com imagens, símbolos e histórias. Essa construção pode e deve ser única para cada marca, expressando a personalidade dos seus responsáveis e passando assim autenticidade para o público”, afirma Butelli.

Outros temas discutidos ao longo do dia foram: “Compostos remanescentes do lúpulo e qualidade da cerveja: maximizando o potencial das adições de lúpulo”, com Rodrigo Plancarte, Gerente Comercial Regional – Yakima Chief Hops Mexico & Central America, e “Introdução e Desenvolvimento de Maltes de Cevada Argentina para o Segmento Artesanal”, com Luis Ramirez – Mestre Cervejeiro e Gerente de Qualidade da Boortmalt.
 

Cervejas low se destacam como oportunidades no mercado

O espaço Brewer Lounge, dedicado à exposição de conteúdo gratuito para o público, começou nesta terça-feira (12/06) apresentando os principais destaques das cervejas low. Se em 2019 as cervejarias nacionais comercializavam 140 milhões de litros da bebida com baixo ou nenhum teor alcoólico, em 2023 o número passou dos 550 milhões, com tendência de crescimento – segundo a plataforma Euromonitor para o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).

A Gerente Consumer Science do Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev, Andressa Azevedo, assim como os mestres-cervejeiros Alexandre Esber e Luis Roberto Craveiro, discutiram sobre as oportunidades que o mercado aponta ao focar em bebidas de baixo ou zero teor alcóolico, sem glúten e com menos calorias.

Também foi discutido por Alexandre Willerding, consultor de empresas e bacharel em Administração pela UFPR, pós-graduado em Gestão Logística pela FGV, sobre “Competitividade e Precificação da Cerveja”.

“O consumidor de cerveja artesanal está diante de um universo de escolhas consideravelmente complexo. Cabe à cervejaria ajudá-lo nesse desafio. Esta palestra teve como objetivo apresentar a precificação da cerveja como um processo que deve equilibrar diversos fatores, entre eles, o posicionamento de marca, custos e despesas, impostos, canais de vendas e distribuição, ideal para entender como o mercado se posiciona,” afirmou Alexandre.

As “Estratégias de Exportação: Conquistando o mercado europeu”, com Gilberto Tarantino – Presidente da Camara Setorial da Cerveja no Ministério da Agricultura e Presidente da ABRACERVA, e Andreas Fala também integraram a programação do espaço.

Confira as palestras do dia 13/06 (quinta-feira):
 

CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA BRASILEIRA (CBTEC):
 

9h – Tendências e o Futuro da Tecnologia Cervejeira, com Martin Zarnkow – Technical University Munich – Weihenstephan

10h – High Quality By Process Control, com Ricardo Gregorio – Diretor de Tecnologia e Qualidade da Heineken
 

11h20 – Brew Pub: Pontos Importantes para o Sucesso, com Raul Schuchovsky – Cervejeiro e fundador da FrohenFeld Craft Brewing
 

14h – Panorama e Degustação de Lúpulos dos EUA, com Thomas Nielsen – Director of Brewing and Beverage Innovation at Abstrax Tech and USAHops
 

15h – Mastering Sour Beer – Uma Mistura de Arte e Ciência, com Jim Crooks – Firestone Walker Brewing Co
 

16h – Experiência Sensorial com Harmonização, com Kathia Zanatta – Sócia-diretora do Instituto da Cerveja Brasil + Renata Arassiro – Chef Chocolatière
 

BREWER LOUNGE:

14h – Sustentabilidade na Indústria Cervejeira: 
Explorando os caminhos para uma produção cervejeira mais sustentável, este painel destaca práticas ambientalmente responsáveis, desde a seleção de matérias-primas até estratégias de embalagem e gestão de resíduos. Os especialistas discutem o mercado atual e as tendências futuras, enfatizando a importância crescente da sustentabilidade para o setor cervejeiro

Palestrantes:
André Valle – CEO da Cervejaria Masterpiece
Vitor Monteiro – Global AgTech&Sustainability Manager Ambev

Mediador: Alexandre Esber – Gerente da Academia da Cerveja

16h – Cerveja Não é Pecado:
Reforma Tributária e Ações da ABRACERVA –Debate sobre as mudanças na tributação da cerveja em São Paulo, explorando as implicações da reforma tributária e as ações da ABRACERVA para o setor cervejeiro

Palestrantes:
Gilberto Tarantino – Presidente da Camara Setorial da Cerveja no Ministerio da Agricultura e Presidente da ABRACERVA
Marcos André de Moraes – Advogado e Especialista em Direito Tributário
 

18h – Inovação dos Lúpulos: Descobrindo as Variedades Criadas na Região Franco-Alemã:
Descubra as últimas inovações no mundo dos lúpulos, explorando as variedades criadas nos campos tradicionais dessa região entre a França e a Alemanha

Palestrante: Antoine Wuchner, Diretor HOP France

Serviço:

11 a 13 de junho

São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 Km – Vila Água Funda, São Paulo – Pavilhão 5

Feira: das 13h às 20h

CBCTEC – Congresso: das 9h às 17h

Credenciamento Feira:

Gratuito para profissionais do setor

Valores para visitantes que não são profissionais do setor: 1 dia R$ 150,00 e o pacote de três dias R$ 300,00

Credenciamento Congresso:

CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira em São Paulo – Sympla

Inscrições:

Passaporte para 3 dias: R$ 600,00 + R$ 55,00 de taxa*

Passaporte para 1 dia: R$ 280,00 + R$ 25,00 de taxa*

Entrada no evento:

O acesso é realizado mediante o credenciamento online e gratuito para profissionais do setor cervejeiro, com comprovação de vínculo na entrada do evento. Caso não seja um profissional do setor, existe a possibilidade de compra de ingresso no local durante os três dias. Documentos válidos: Carteira de Trabalho assinada pelo setor produtor, cartão de visita com nome e e-mail do visitante, crachá com validade vigente da empresa do setor, cartão CNPJ com a inscrição da empresa do setor.

Sobre a Feira:

A Brasil Brau, Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, reúne bienalmente todos os principais players da cadeia produtiva do setor cervejeiro nacional e internacional. Na 17ª edição, 150 marcas confirmadas apresentarão seus produtos, serviços e tecnologias ao público de 8 mil profissionais. Durante os 3 dias, em um novo e maior pavilhão do São Paulo Expo, será exibido o que há de mais moderno para toda a cadeia. As áreas de conteúdo como CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira e o Brewer Lounge, abordam conteúdos inéditos e relevantes do setor com palestrantes nacionais e internacionais.

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