Bando Tukum coloca o pé na estrada para lançar turnê do show “Estradas Dentro”, e chega a São José dos Campos em 1º de junho
Repertório é calcado no 2º disco, produzido por Guilherme Kastrup, que tem trabalhos com Elza Soares (A Mulher do Fim do Mundo, Grammy Latino) e Zeca Baleiro (Zoró - Bichos Esquisitos, Prêmio da Música Brasileira). É música, dança e poesia. De graça.
Para comemorar seus 5 anos, o grupo Tukum deu a largada no projeto de circulação do show Estradas Dentro e chega ao Cine Teatro Benedito Alves, em São José dos Campos, no dia 1° de junho, depois de apresentações em Itanhaém, São Sebastião e Registro. A entrada é gratuita. O espetáculo autoral tem como base o repertório do álbum do mesmo nome, e intercala as canções com performances de dança contemporânea, poesia falada e músicas do primeiro álbum da banda.
Lançado em 2023, Estradas Dentro, segundo trabalho do Tukum, foi produzido por Guilherme Kastrup, que assinou projetos importantes da música brasileira, como A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares (Grammy Latino), e Zoró – Bichos Esquisitos, de Zeca Baleiro (Prêmio da Música Brasileira). Como instrumentista, Guilherme vem contribuindo por todos esses anos em shows e gravações nos trabalhos de artistas como Chico Cesar, Arnaldo Antunes, Zelia Duncan, Adriana Calcanhoto, Tom Zé, Ney Matogrosso e Vanessa da Mata, entre outros.
As canções do disco, concebido durante a pandemia da Covid-19, possuem distintas atmosferas e são repletas de poesia, filosofia, autoconhecimento, relação com a natureza e reflexões sobre a sociedade em que vivemos. A obra completa a duologia iniciada com o disco 22 dias a pé, que teve como inspiração um ano de intensas viagens do trio por diversas estradas brasileiras.
Formado pelo paranaense Flávio Pacato (cantor, ator e performer) e pelos cariocas Bruno Olivieri (músico, ator, diretor artístico e poeta) e Luísa Pitta (cantora, atriz, bailarina e coreógrafa), o Tukum tem como inspiração os mestres e diretores teatrais Zé Celso e Amir Haddad. O trio acredita que “música é ritual, teatro é ritual, , e que as artes têm um papel fundamental no caminho de recuperação da dimensão ritualística da vida”.
O nome do grupo teve origem em uma palmeira comum da Amazônia, o tucum, que se tornou um símbolo de amizade, pactos amorosos e das lutas por libertação. O fio de tucum é muito resistente e dificilmente consegue ser partido. Este é o símbolo da cultura popular brasileira escolhido para nomear este Bando de Criação, como eles se autointitulam.
A estética do Tukum é resultante da combinação das múltiplas trajetórias de seus integrantes, o que imprime uma característica muito própria em suas criações. Os três se conheceram trabalhando em um projeto itinerante de teatro que viajava por todo o Brasil, então começaram a compor juntos e quando perceberam, o grupo já tinha nascido. As viagens constantes e a vida nômade, inspiraram uma série de canções autorais, que se transformaram no primeiro álbum do grupo, intitulado 22 dias a pé.
O show é um experiência sensorial que transita por linguagens artísticas diferentes, criado a partir de temas como finitude, vulnerabilidade, autoconhecimento e necessidade de recomeço. As melodias delicadas e as letras elaboradas transportam o espectador para uma experiência imersiva, criando uma atmosfera convidativa a um estado de conexão com o presente e com o fluxo da vida de cada um.
Sobre o Tukum Bando de Criação
O grupo, formado por três artistas interdisciplinares, se dedica a pesquisar um dos marcos da arte na contemporaneidade: o esmaecimento das fronteiras entre as diferentes expressões artísticas.
A gravação do primeiro CD do Tukum, 22 dias a pé, só foi possível em função do financiamento coletivo lançado pelo grupo. A segunda grande empreitada foi a gravação de oito videoclipes, realizados de forma independente. Um dos filmes, o videoclipe da música Nó, ganhou o prêmio de melhor videoclipe no Festival Nacional Pontapé Musical 2020 da Fetaerj-RJ pelo Juri Técnico e Voto Popular.
O grupo realizou o show de lançamento do álbum em 2021, em formato online, através do edital Proac – SP. O espetáculo também integrou a programação da Virada SP e foi premiado pelo edital nacional Qualicult.
Em 2022, o Tukum lançou o single e videoclipe Histórias de Seu Zé. A canção, que ficou entre as 10 vencedoras do Festival Nacional da Canção de 2021 com uma versão acústica, ganhou uma gravação em estúdio produzida por Tony Oliveira através do prêmio de primeiro lugar que o grupo conquistou no Festival Lounge Fest.
Ainda em 2022, o grupo realizou Turnê com o show 22 dias a pé com direção musical de Beto Lemos (integrante da companhia A Barca dos Corações Partidos e vencedor dos prêmios como diretor musical: Prêmio Shell, APTR, Cesgranrio, Botequim Cultural, Reverência e Aplauso Brasil).
Em 2023, o Tukum lançou o seu segundo álbum: Estradas Dentro, produzido por Guilherme Kastrup. O grupo lançou também o videoclipe Asas N’ Alma, com feat da cantora Flaira Ferro e participação especial da atriz Aline Borges. No mesmo ano realizou a pré-estreia do show Estradas Dentro (DVD) com a direção musical de Ricardo Prado e conquistou o prêmio de Melhor Intérprete no Maratona da Música Firjan SESI 2023.
Nestes 5 anos de grupo, o Tukum já gravou dois CDs, dois singles, dez videoclipes, foi aprovado em diversas curadorias especializadas, venceu concursos, ganhou prêmios, além de possuir uma média de 4M de plays em suas plataformas digitais e 40 mil ouvintes mensais no Spotify. A partir de muito trabalho, realizado de forma independente e autoral, vem formando, cada vez mais, uma base sólida de público.
Repertório
• Recomeço (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Alma barqueira (Bruno Olivieri, Luísa Pitta e Rodrigo Lima)
• Pedacinho de caminho (Bruno Olivieri)
• Quimera (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Contínuo ar (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Alumiar (Bruno Olivieri, Flávio Pacato e Luísa Pitta)
• Asas na alma (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Histórias de Seu Zé (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Tempo (Bruno Olivieri e Flávio Pacato)
• Cinco irmãos (Bruno Olivieri)
• Ciganos do espaço (Bruno Olivieri e Flávio Pacato)
• Pulso (Luísa Pitta)
• Nó (Bruno Olivieri e Nando Motta)
• Maquina (Bruno Olivieri e Luísa Pitta)
• Revoada (Bruno Olivieri, Flávio Pacato e Luísa Pitta)
Ficha técnica
Grupo: Tukum: Bando de Criação. Intérpretes Tukum: Bando de Criação: Luísa Pitta; Bruno Olivieri e Flávio Pacato. Músicos de Apoio: Caíque Rudá; Biel Araujo; Leo Caputi. Direção de Produção: Grisolia Produções. Produção Executiva: Juliana Grisolia.
Serviço
Tukum
Show: Estradas Dentro
São José dos Campos
1º de junho (sábado) – às 20h
Cine Teatro Benedito Alves
R. Rui Dória, 935 – Centro, São José dos Campos – SP
Entrada gratuita. Classificação Indicativa: livre
Deixe um comentário