Banda criada por inteligência artificial conquista meio milhão de ouvintes e lança três álbuns em duas semanas
Grupo psicodélico Velvet Sundown viraliza nas plataformas com músicas e integrantes gerados por IA
Uma banda que não existia há duas semanas já soma mais de 500 mil ouvintes mensais no Spotify e se prepara para lançar o terceiro álbum. Com nome, integrantes, fotos e músicas criados por inteligência artificial, o The Velvet Sundown virou fenômeno nas plataformas de streaming e tem provocado debates sobre autoria e os limites da criação artística.
Classificado como um grupo de psych-rock, o Velvet Sundown chamou atenção pelo ritmo acelerado de lançamentos — dois álbuns em poucos dias e o anúncio de um terceiro a caminho —, além da estética visual e sonora produzida com apoio de ferramentas de IA. A popularidade da banda explodiu após a faixa “Dust on the Wind” ultrapassar meio milhão de reproduções e entrar em playlists populares como “Vietnam War Music” e “Good Mornings – Happily Positive Music to Start The Day”.
A identidade dos integrantes — Gabe Farrow, Lennie West, Milo Rains e Orion “Rio” Del Mar — também parecem ser fictícias. Eles não possuem histórico fora das redes do próprio projeto, o que reforça a tese de que tudo, inclusive os rostos divulgados no Instagram da banda, é resultado de inteligência artificial.
No Deezer, há até um alerta em algumas faixas: “Algumas músicas deste álbum podem ter sido criadas usando inteligência artificial.”
Em comunicado oficial, os criadores por trás do projeto confirmaram a origem digital da banda. “O Velvet Sundown é um projeto de música sintética guiado pela direção criativa humana, composto, dublado e visualizado com o apoio da inteligência artificial”, diz a biografia do grupo. “Não é um truque — é um espelho. Uma provocação artística contínua, projetada para desafiar os limites da autoria, da identidade e do futuro da própria música na era da IA.”
Com o sucesso repentino, o Velvet Sundown levanta discussões importantes sobre o papel da tecnologia na indústria musical e o futuro da criação artística diante de ferramentas cada vez mais sofisticadas.
Deixe um comentário
1 Comentário em “Banda criada por inteligência artificial conquista meio milhão de ouvintes e lança três álbuns em duas semanas”