AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Atleta de Caraguatatuba é Campeã Pan-Americana de Jiu Jitsu e busca apoio para disputar Mundial nos Estados Unidos

Atleta de Caraguatatuba é Campeã Pan-Americana de Jiu Jitsu e busca apoio para disputar Mundial nos Estados Unidos

Custos da preparação e despesas com a viagens são desafios

Por Portal Aqui Vale
Foto: Divulgação

A atleta Helena Ferreira Siqueira, de Caraguatatuba, vai disputar o World Jiu Jitsu Championship (IBJJF), que ocorre de 28 de maio a 1º de junho, em Los Angeles, na Califórnia. Aos 16 anos, Helena foi Campeã Pan-Americana de Jiu Jitsu Faixa Azul no último mês, em sua primeira competição mundial, que aconteceu em Kissimmee, na Flórida.

Helena começou no Jiu Jitsu aos 14 anos, em um projeto social. Com o incentivo da família e amigos, passou a se dedicar ao esporte, todos os dias, com três sessões de treino diárias. Após alguns meses, foi promovida à faixa azul e começou a competir em nível estadual e nacional.

Em apenas dois anos na modalidade, conquistou títulos importantes, como Campeã Brasileira Juvenil Faixa Azul (2023); Campeã Paulista em duas etapas do Circuito Estadual; Campeã do Circuito Paulista (classificação geral); Vice-campeã mundial em evento realizado em São Paulo (2024); Campeã Pan-Americana Juvenil Faixa Azul (2025); Vice-campeã do Absoluto no Pan-Americano (categoria sem divisão de peso).

Na disputa do último Pan-Americano, onde se sagrou campeã, Helena venceu quatro lutas em sua categoria e outras três no absoluto. Na final do absoluto, enfrentou uma adversária com 14 quilos a mais e ficou com a medalha de prata.

Apesar dos bons resultados, os custos de preparação e viagem têm sido um desafio. A equipe cobre passagem e hospedagem, mas alimentação, suplementação e uniformes esportivos ainda dependem de apoio. “A rotina de treinos exige estrutura. São três treinos por dia, cinco vezes por semana. A demanda por kimono e alimentação adequada é alta”, explica o professor e treinador Ronaldo Reis.

Helena concilia os treinos com os estudos no segundo ano do ensino médio na escola estadual Avelino Ferreira. Segundo a atleta, o Jiu Jitsu teve impacto além do tatame. “O Jiu Jitsu ajudou a melhorar minha disciplina, minha saúde e minha forma de lidar com as pessoas. Antes eu tinha dificuldade para me comunicar, principalmente com pessoas mais velhas. Hoje me sinto mais segura, mais respeitosa e mais responsável”, disse.

Apoio

A família busca apoio de empresas, comércios e pessoas físicas para que a atleta consiga disputar o mundial e seguir no esporte.  Interessados podem entrar em contato pelo Instagram @helenaybjj, página da Helena, monitorada pelos seus responsáveis.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Foto: Divulgação

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *